O Rock in Rio 1991, a segunda edição do festival carioca, ocorreu de 18 a 27 de janeiro, com shows realizados no estádio do Maracanã. Esta edição foi única realizada fora da Cidade do Rock.
Um dos destaques do festival foi a banda Guns N’ Roses, que estava no auge de sua carreira.
Na época, o primeiro álbum da banda, ‘Appetite for Destruction’ (1987), havia alcançado um sucesso estrondoso, vendendo mais de 30 milhões de cópias mundialmente.
Apesar desse sucesso, o Guns N’ Roses lidava com atrasos e problemas internos, incluindo vícios em drogas e a vaidade do vocalista Axl Rose.
Guns N’ Roses se apresentou em duas datas no Rock in Rio 1991, nos dias 20 e 23 de janeiro. No primeiro show, a banda foi precedida por Hanoi Hanoi, Titãs, Faith No More (exigência de Axl Rose) e Billy Idol (substituindo Robert Plant).
No segundo show, tocaram Sepultura, Lobão (que deixou o palco após ser vaiado), Megadeth, Queensrÿche e Judas Priest.
Mick Wall, em seu livro ‘Guns N’ Roses – O Último dos Gigantes’, afirmou que esses shows marcaram o fim da banda como era conhecida. A química entre os membros principais estava desgastada, com Axl Rose cada vez mais problemático, e Slash descontente devido aos seus vícios.
Izzy Stradlin, que deixou a banda meses depois, também parecia desinteressado em continuar.
Apesar disso, a banda fez uma apresentação emblemática no Maracanã. Axl Rose descreveu o show no Rock in Rio 1991 como o melhor de sua vida e prometeu voltar no ano seguinte durante a turnê de ‘Use Your Illusion’, o que se concretizou com apresentações em São Paulo e no Rio.
No Rock in Rio 1991, o Guns N’ Roses apresentou pela primeira vez as seguintes músicas: ‘Pretty Tied Up’, ‘Double Talkin’ Jive’, ‘You Could Be Mine’, ‘Estranged’, ‘Dead Horse’ (apenas na primeira noite), ‘Bad Apples’ (apenas na segunda noite) e uma versão da música-tema do filme ‘O Poderoso Chefão’ (solo de Slash).
Repertório dos Shows
20 de janeiro de 1991
- Pretty Tied Up
- Mr. Brownstone
- Patience
- Speak Softly Love (Love Theme From The Godfather)
- Double Talkin’ Jive
- Welcome to the Jungle
- Knockin’ on Heaven’s Door (Bob Dylan cover)
- Solo de bateria de Matt Sorum
- You Could Be Mine
- It’s So Easy
- Solo de guitarra de Slash
- Civil War
- Dead Horse
- Sweet Child o’ Mine
- Estranged
- Paradise City
Esses shows selaram a relação entre o Guns N’ Roses, especialmente Axl Rose, e o Brasil, tornando-se um marco na história do Rock in Rio.
Assista ao show completo do Guns N’ Roses no Rock in Rio de 1991