Um total de 603 oficiais e praças da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar do foram promovidos em uma cerimônia realizada no Ginásio Georgiana Pflueger (Castelinho), em São Luís.
Entre os promovidos, 37 são oficiais e 22 são praças do Corpo de Bombeiros, totalizando 59 bombeiros militares. Da Polícia Militar, foram promovidos 84 oficiais e 460 praças, somando 544 policiais militares.
O governador Carlos Brandão destacou que, desde 2022, já foram promovidos 3.010 policiais militares e 475 bombeiros militares.
Brandão enfatizou que essas promoções motivam a tropa, melhoram os salários e a autoestima dos profissionais que atuam na defesa da população.
Investimentos em segurança pública
As promoções foram concedidas por mérito e antiguidade e fazem parte de um conjunto de investimentos para melhorar a segurança pública no Maranhão.
Além das promoções, o governo informou que tem investido em novas viaturas, armamentos, munição e reformas de delegacias e prédios da Polícia Militar.
Reconhecimento e homenagens
A tenente-coronel da PMMA, Edyelem Santos, foi promovida à patente de coronel, tornando-se a quinta mulher a alcançar essa posição na corporação. Ela expressou a emoção de representar as mulheres que lutam para ocupar seu espaço na Polícia Militar há 43 anos.
O comandante da PMMA, Pitágoras Nunes, destacou a importância do reconhecimento para o fortalecimento das forças de segurança no estado.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto, também ressaltou o empenho dos profissionais em salvar e proteger vidas.
Celebração das famílias
A promoção dos militares não é celebrada apenas pelos oficiais e praças, mas também por suas famílias. Ítalo Baíma, promovido a 1º sargento da PMMA, destacou a importância do reconhecimento e valorização dos policiais que dedicam suas vidas à segurança pública.
Números das promoções
As promoções de oficiais foram distribuídas nas seguintes patentes: coronel (4), tenente-coronel (3), major (6), capitão (8), 1º tenente (9) e 2º tenente (7). Já os praças foram promovidos às patentes de subtenente (8), 1º sargento (8), 2º sargento (2) e 3º sargento (4).