Nesta quinta-feira (30), o Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I) recebeu a primeira etapa de uma reforma promovida pela Prefeitura de São Luís. O intuito é oferecer aos pacientes um ambiente mais organizado, equipado e com serviços especializados.
A reestruturação do Socorrão I é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).
A primeira fase da reforma incluiu a entrega da Recepção Vertical, destinada a pacientes que não chegam de ambulância, mas necessitam de atendimento de urgência. O espaço foi revitalizado e conta com dois novos consultórios: um para procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade e outro para atendimentos clínicos.
Foi inaugurada, também, a Sala Lilás, um ambiente dedicado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica, oferecendo suporte psicológico e assistência social.
Outra novidade é a Sala de Acolhimento e Classificação de Risco, onde os pacientes são avaliados conforme a gravidade de seus casos, e a Sala de Especialidades, equipada para realizar procedimentos como eletrocardiograma (ECG).
A reforma se estendeu à Santa Casa, que recebeu uma ala com 37 leitos para reforçar o atendimento do Socorrão I, ampliando a capacidade de acolhimento e garantindo um serviço mais humanizado para a população.
Inaugurado em 1982, o Hospital Municipal Djalma Marques é um dos principais centros de atendimento de urgência e emergência de São Luís, oferecendo serviços em diversas especialidades, como clínicas, cirúrgicas, ortopédicas, neurológicas, neurocirúrgicas e buco-maxilo-facial.
A unidade realiza atendimentos de alta e média complexidade, recebendo uma alta demanda de pacientes, muitos do interior do estado.
A próxima etapa da reforma do Socorrão I incluirá a Recepção Horizontal, a Sala Vermelha para casos de alta complexidade, além da área administrativa e do centro cirúrgico.
A Prefeitura informou que já autorizou a compra de novos equipamentos para o centro cirúrgico, reforçando o compromisso com a modernização do hospital.