Nesta sexta-feira (31), um avião de pequeno porte caiu perto do Roosevelt Mall, na cidade da Filadélfia, EUA. Vídeos publicados em redes sociais mostram focos de incêndio na área. Segundo testemunhas, o impacto ocorreu próximo ao shopping, com uma imagem capturando a queda da aeronave em alta velocidade.
A FAA, agência reguladora da aviação civil nos EUA, informou que a aeronave envolvida é um bimotor de resgate médico, modelo Learjet 55, com duas pessoas a bordo. O avião havia decolado do aeroporto Philadelphia Northeast, localizado a poucos quilômetros do local do impacto, com destino a Springfield, Missouri.
A queda ocorreu cerca de 30 segundos após a decolagem, atingindo uma altitude de 500 metros antes de despencar.
O acidente aéreo aconteceu por volta das 18h no horário local (20h em Brasília). Autoridades locais isolaram a área e diversas viaturas de polícia e bombeiros foram mobilizadas. Pelo menos uma casa e vários carros estão em chamas. Até o momento, não há informações sobre vítimas.
O Centro de Gerenciamento de Emergências da Filadélfia confirmou nas redes sociais um “grande incidente” na área do acidente, mas não forneceu mais detalhes.
O governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, afirmou que está em contato com o prefeito da Filadélfia e outras autoridades, disponibilizando recursos estaduais para a resposta de emergência.
O acidente acontece poucos dias após a colisão entre um jato da American Airlines e um helicóptero Black Hawk do Exército dos EUA sobre Washington, D.C., que resultou em 67 mortes, sendo o acidente aéreo mais mortal nos EUA desde 2009.
Ocupantes mexicanos
O avião, um Learjet 55, caiu por volta das 18h30, horário local (20h30 em Brasília), com seis pessoas a bordo, informou a Administração Federal de Aviação (FAA) em comunicado. Entre os ocupantes estavam uma menina que havia recebido atendimento médico nos Estados Unidos, sua mãe, membros da equipe médica e de voo, todos falecidos no acidente, conforme informou à AFP o hospital infantil onde a criança foi tratada.
“A paciente estava recebendo cuidados médicos no Hospital Infantil Shriners, na Filadélfia, e estava sendo transportada de volta para seu país natal, o México, em uma ambulância aérea fretada quando o acidente ocorreu”, disse Mel Bower, porta-voz do centro.
Pouco depois, o Ministério das Relações Exteriores do México divulgou nas redes sociais que “seis pessoas de nacionalidade mexicana viajavam na aeronave”. A equipe consular mexicana está “em contato” com as famílias das vítimas. Segundo a FAA, o Learjet 55, um jato executivo franco-americano, havia decolado do Aeroporto Nordeste da Filadélfia pouco antes, com destino a Branson, Missouri.