Assalto a ônibus termina com colisão na Avenida dos Africanos, em São Luís

Motorista tentou se defender de agressão durante ação criminosa e perdeu o controle do coletivo.
Assalto a ônibus termina com colisão na Avenida dos Africanos, em São Luís
Motorista de ônibus perdeu o controle do veículo durante assalto na Avenida dos Africanos (Foto: Reprodução)

Um assalto a um ônibus do transporte coletivo de São Luís terminou em acidente na noite dessa segunda-feira (22), na Avenida dos Africanos. Durante a ação criminosa, o motorista do veículo perdeu o controle da direção e colidiu contra uma barreira de proteção da via após tentar se proteger de uma agressão praticada pelos assaltantes.

De acordo com informações da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), quatro suspeitos (três homens e uma mulher) embarcaram no coletivo da linha Janaína Riod e anunciaram o assalto. Segundo os relatos, um dos criminosos portava uma arma de fogo, enquanto os demais utilizavam facas para intimidar passageiros e funcionários.

Durante o roubo, o motorista foi alvo de agressões e, ao tentar se desvencilhar dos criminosos, acabou perdendo o controle do ônibus. O veículo saiu da trajetória e atingiu uma estrutura de proteção instalada às margens da avenida.

Apesar do impacto, o condutor informou às autoridades que não sofreu ferimentos.

Após recolherem pertences das vítimas, os assaltantes fugiram do local em direção a uma área de matagal próxima à Barragem do Bacanga. Equipes da Polícia Militar realizaram buscas na região logo após o crime, mas nenhum suspeito foi localizado até o fechamento desta matéria.

O caso será investigado pela Polícia Civil, que busca identificar e prender os envolvidos.

Apesar do episódio, dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) apontam que os roubos a coletivos na Grande Ilha registraram queda de 33% entre janeiro e maio de 2026, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Unidade de Estatística e Análise Criminal (UEAC).