Comissão Disciplinar do STJD absolve o Caxias e Sampaio segue na Série D

Diretoria do clube Tricolor informou que vai recorrer ao pleno para tentar permanecer na Série C
Comissão Disciplinar do STJD absolve o Caxias e Sampaio segue na Série D
Yuri ferraz foi suspenso por seis jogos, enquanto o Caxias-RS conseguiu absolvição (Foto: Vitor Soccol)

Nesta sexta-feira (14), a 3ª Comissão Disciplinar do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) absolveu o Caxias das denúncias de escalação irregular do jogador Yuri Ferraz. O julgamento, que durou mais de quatro horas, refere-se ao processo nº 213-A/2025, do Campeonato Brasileiro Série C de 2024.

A denúncia foi motivada por uma Notícia de Infração apresentada por Sampaio Corrêa e Aparecidense. Eles alegaram que Yuri Ferraz jogou quatro partidas pelo ABC antes de ser transferido para o Caxias, onde participou de mais oito jogos, violando o regulamento da competição.

Jogos de Yuri Ferraz pelo ABC:

  • Ferroviária x ABC (22/04/2024)
  • Athletic x ABC (05/05/2024)
  • ABC x Londrina (11/05/2024)
  • Ferroviária x ABC (19/05/2024)

Embora as súmulas não confirmem a presença de Yuri Ferraz em quatro jogos, foi alegado que ele entrou em campo na partida contra o Athletic, apesar de outro jogador ter sido registrado.

Durante o julgamento, Yuri Ferraz confirmou em depoimento ter jogado quatro partidas pelo ABC e alegou desconhecimento do regulamento. Os árbitros Felipe Gonçalves Paludo e Wanderson Alves de Souza admitiram possíveis erros no documento.

O relatório do auditor processante Maxwell Vieira apontou infrações por parte de Yuri Ferraz e dos árbitros, mas recomendou o arquivamento da conduta do Caxias. No entanto, a Procuradoria entendeu que havia evidências suficientes para denunciar os clubes Caxias e ABC, além de Yuri e os árbitros, por infração ao artigo 214 do CBJD.

A 3ª Comissão Disciplinar decidiu pela absolvição do Caxias, mas multou o ABC em R$ 80 mil. Yuri Ferraz recebeu uma suspensão de seis jogos, enquanto o árbitro foi suspenso por 30 dias e o 4º árbitro por 45 dias.

A diretoria do Sampaio Corrêa já informou que irá recorrer ao pleno do STJD.