João Fonseca avança para as semifinais do ATP de Buenos Aires

Brasileiro, que começou a partida perdendo por 5 a 1, conseguiu virar o jogo sobre o favorito da casa, Mariano Navone.
João Fonseca avança para as semifinais do ATP de Buenos Aires
João Fonseca se classificou para as semifinais do ATP de Buenos Aires (Foto: Marcelo Endelli/Getty Images)

Nem a chuva, nem as vaias da torcida argentina foram suficientes para frear a energia de João Fonseca na tarde desta sexta-feira (14) no ATP de Buenos Aires. O brasileiro, que começou a partida perdendo por 5 a 1, conseguiu virar o jogo sobre o favorito da casa, Mariano Navone, salvando dois match points e vencendo por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/4 e 7/5.

“Essas foram as últimas hipóteses pelas quais trabalhamos. Eu não estava jogando o meu melhor. Lutei até o fim, estou cansado. Acreditei que em pouco tempo ele poderia ganhar. Quero dizer, desde o início eu estava acreditando que poderia vencer, mesmo que não estivesse jogando o meu melhor. Mas lutei, acreditei nisso e agora estou na semifinal. Estou muito, muito feliz com a forma como lutei hoje”, declarou João.

A partida, disputada na quadra Guillermo Villas, teve duas interrupções devido à chuva e durou 2h54, sendo a mais longa já disputada pelo tenista carioca em três sets. Com o resultado, João se torna o brasileiro mais jovem a alcançar as semifinais de um torneio ATP e o mais novo da história, desde Carlos Alcaraz, a atingir essa etapa no saibro.

No caminho para as semifinais, João teve uma ótima campanha no saibro argentino, chegando às quartas de final de um torneio ATP pela terceira vez em sua carreira. Ele superou o número 44 do mundo na primeira rodada e venceu Federico Coria nas oitavas por 2 sets a 1.

Reencontrar o argentino “La Navoneta” – algoz de João nas quartas de final do Rio Open de 2024 – parecia uma tarefa difícil, especialmente após ele ter derrotado Holger Rune, número 12 do ranking, nas oitavas. Cinco anos mais velho e 52 posições acima no ranking, Mariano Navone parecia ter o jogo nas mãos, mas perdeu dois match points, sofreu mais uma virada e precisou aceitar a derrota para o jovem brasileiro.

Mais cedo, Thiago Wild, o brasileiro mais bem colocado no ranking (77º), foi eliminado do torneio ao perder em sets diretos para o sérvio Laslo Djere (112º do ranking da ATP), com parciais de 7/6 (7/3) e 6/3.