A partir de 28 de fevereiro, os brasileiros terão uma nova forma de realizar pagamentos: o Pix por aproximação. A funcionalidade visa tornar as transações ainda mais rápidas e práticas, permitindo pagamentos instantâneos sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco.
Inspirado na tecnologia já usada em cartões de crédito e débito, o Pix por aproximação funcionará por meio da tecnologia NFC (Near Field Communication), disponível em alguns celulares. Assim, os usuários poderão efetuar pagamentos apenas aproximando o aparelho de um terminal compatível.
A novidade também permitirá a integração do Pix em carteiras digitais, conhecidas como wallets, facilitando ainda mais o processo de pagamento em lojas físicas e online. Desde novembro de 2024, algumas instituições já começaram a disponibilizar a funcionalidade, garantindo sua segurança antes da liberação para todos.
Como Vai Funcionar?
Segundo o Banco Central (BC), o Pix por aproximação reduzirá etapas na hora de pagar. O usuário poderá:
✅ Vincular sua conta bancária a uma carteira digital de sua escolha;
✅ Salvar essa conta para pagamentos futuros;
✅ Efetuar transações aproximando o celular do terminal de pagamento, sem precisar acessar o app do banco.
Além dos pagamentos presenciais, a nova modalidade permitirá que compras online sejam concluídas sem que o usuário precise sair da loja virtual ou abrir outro aplicativo para autorizar a transação.
Regulamentação e Segurança
O Pix por aproximação faz parte das ações do Banco Central para expandir o Open Finance, sistema que facilita o compartilhamento de dados financeiros entre instituições. Em agosto de 2024, o BC e o Conselho Monetário Nacional (CMN) publicaram as Resoluções BCB Nºs 406 e 407, estabelecendo normas para o novo serviço, incluindo:
📌 Regras de participação das instituições financeiras;
📌 Padrões de segurança exigidos para evitar fraudes;
📌 Novos requisitos de capital e patrimônio para empresas que ofertam o serviço.
Com essa inovação, o Pix avança para se tornar ainda mais acessível e eficiente, garantindo uma experiência mais simples e segura para os usuários.
Com informações do Brasil 61