No Maranhão, 42,66% da população adulta enfrenta dificuldades financeiras, somando 2,14 milhões de CPFs com contas atrasadas e um total de R$ 8,7 bilhões em dívidas. O valor médio das pendências por consumidor chega a R$ 4.061,95, e 42% dos endividados possuem débitos há mais de dois anos.
Para ajudar na regularização dessas contas, um mutirão de renegociação começará nesta segunda-feira (24) e seguirá até 31 de março.
A ação, promovida pela Serasa, Febraban e mais de 1.456 empresas, oferece descontos de até 99% e parcelamento em até 72 vezes. No Maranhão, cerca de 9,1 milhões de dívidas podem ser negociadas.
Os consumidores que preferem atendimento presencial podem procurar qualquer uma das 235 agências dos Correios no estado para consultar seus débitos e avaliar opções de pagamento. O serviço é gratuito e sem cobrança de taxas. Basta apresentar um documento oficial com foto no guichê da agência.
A maior parte das dívidas no estado está ligada a bancos e cartões de crédito (29,25%), sendo que o desemprego é o principal motivo do endividamento (29%), seguido de gastos inesperados (18%). Além disso, 44% dos maranhenses já recorreram a empréstimos para pagar contas básicas de água, luz e gás.
Na terça-feira (25), haverá um Dia D especial na Agência Cidade Operária, em São Luís, com especialistas da Serasa e representantes dos Correios orientando os consumidores sobre renegociação e planejamento financeiro.
O Feirão Serasa Limpa Nome segue até o fim de março em todas as agências dos Correios do Brasil, oferecendo uma oportunidade para milhares de brasileiros regularizarem sua situação financeira e recuperarem o acesso ao crédito.
Com informações do Serasa