A advogada criminalista Maria das Graças Barbosa dos Santos, de 50 anos, conhecida como Gal Barbosa, foi assassinada a tiros na manhã desta segunda-feira (24), em Ipiaú, no sul da Bahia.
Segundo informações da Polícia Civil, homens armados invadiram a residência da vítima, localizada na rua Francisco José de Souza, no bairro Senhora Aparecida. Gal tentou fugir, mas foi alcançada e executada a poucos metros de sua casa. Após o crime, os suspeitos fugiram e ainda não foram identificados.
O caso está sendo investigado pela Delegacia Territorial (DT) de Ipiaú, que busca esclarecer a motivação do homicídio.
Quem era Gal Barbosa?
Gal Barbosa era uma advogada de destaque na região, com 14,6 mil seguidores nas redes sociais, onde se apresentava como especialista em júri popular e pós-graduada em Direito Penal. Além disso, era mestre em Direito do Trabalho e presidia a Comissão Especial de Direito dos Animais de Ipiaú.
OAB-BA cobra investigação rigorosa
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) manifestou profundo pesar e indignação com o assassinato e afirmou que acompanha de perto o caso.
O presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-BA, Victor Gurgel, já encaminhou o caso à Procuradoria Jurídica e de Prerrogativas da Seccional, cobrando providências imediatas.
A OAB-BA também afirmou que solicitará à Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) maior celeridade na apuração do crime e designará um representante para acompanhar as investigações. O presidente da OAB Ipiaú, Paulo César Júnior, também acompanha o caso desde o início.
Com informações do G1 BA