Caminhão cai no rio Tocantins ao tentar embarcar em balsa

O veículo estava sem carga e sofreu uma falha nos freios, de acordo com empresa responsável pela embarcação.
Caminhão cai no rio Tocantins ao tentar embarcar em balsa
Caminhão afundou no rio quando tentava entrar na balsa (Foto: Reprodução)

Um caminhão caiu no rio Tocantins, em Aguiarnópolis, ao apresentar problemas mecânicos enquanto embarcava em uma balsa para fazer a travessia TO-MA. Para evitar uma colisão, o motorista desviou o veículo e acabou indo em direção à água.

Imagens registradas por testemunhas mostram o momento em que o condutor sai do caminhão e nada até a margem.

De acordo com a Pipes, empresa responsável pela balsa, o veículo estava sem carga e sofreu uma falha nos freios. Equipes de resgate ajudaram o condutor e prenderam o caminhão com cabos de aço fixados em pontos de amarração na rampa, evitando que ele afundasse ou fosse arrastado pela correnteza.

A Pipes acionou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para auxiliar na remoção do veículo, que deve ocorrer ainda nesta quarta-feira. O Corpo de Bombeiros, que tem equipes atuando na região, acompanhou o incidente, mas não precisou intervir, já que o motorista conseguiu sair sozinho. No entanto, a necessidade de mergulhadores ainda será avaliada.

A travessia de balsas no rio Tocantins foi retomada nesta semana, após o colapso da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, no dia 22 de dezembro de 2024. O acidente deixou 18 vítimas, com 14 mortes confirmadas e três desaparecidos. O serviço de transporte alternativo foi contratado pela Prefeitura de Estreito e opera gratuitamente das 8h às 18h.

Enquanto isso, o DNIT aguarda a liberação da Marinha e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários para iniciar a operação de balsas 24 horas por dia. O contrato, no valor de R$ 39,9 milhões, prevê um ano de prestação de serviço na região.

Com informações de Stefani Cavalcante, g1 Tocantins