Botafogo é dominado pelo Racing e perde a Recopa Sul-Americana

Botafogo é dominado pelo Racing e perde a Recopa Sul-Americana
Racing venceu o Botafogo e conquistou a Recopa (Foto: André Durão)

O Botafogo não conseguiu reverter a desvantagem e foi derrotado pelo Racing por 2 a 0, na noite desta quinta-feira (27), no Estádio Nilton Santos. Com o resultado, os argentinos conquistaram a Recopa Sul-Americana com um agregado de 4 a 0, consolidando a superioridade demonstrada nos dois confrontos.

A equipe alvinegra precisava vencer por dois gols de diferença para levar a decisão à prorrogação, mas não chegou perto de reagir. O Racing, que já havia vencido por 2 a 0 na Argentina, dominou a partida, desperdiçou diversas chances e marcou com Zaracho e Zuculini.

Renato Paiva acompanha de perto e vê um Botafogo apático

Após 55 dias sem técnico, o Botafogo anunciou a contratação do português Renato Paiva, que esteve presente no Nilton Santos para observar o time. No entanto, do camarote, o novo treinador viu uma equipe sem reação, completamente dominada e vaiada pela torcida.

O Botafogo perdeu todas as competições que disputou até agora em 2025, incluindo a Supercopa do Brasil, a fase classificatória do Campeonato Carioca e agora a Recopa Sul-Americana.

Eliminado do estadual, o Alvinegro ficará um mês sem atuar, voltando a campo apenas na estreia do Campeonato Brasileiro, quando visitará o Palmeiras, no Allianz Parque, nos dias 29 ou 30 de março (data a ser definida pela CBF). Já o Racing retorna aos gramados no dia 3 de março, contra o San Lorenzo, pelo Campeonato Argentino.

Domínio argentino e falhas decisivas

Desde o apito inicial, o Racing mostrou controle absoluto da partida, permitindo ao Botafogo apenas um lampejo ofensivo no final do primeiro tempo, quando Barboza acertou o travessão após defesa de Arias.

Mesmo desperdiçando várias oportunidades, os argentinos foram eficientes quando necessário. O goleiro John salvou o Botafogo em diversas ocasiões, com defesas cruciais contra Salas, Colombo e Vietto no primeiro tempo. Mas, na segunda etapa, falhou no gol de Zaracho, ao calcular mal um chute e ver a bola entrar por cima dele.

Com o controle total da partida, o Racing ampliou com Zuculini e seguiu pressionando. John ainda evitou uma goleada maior ao defender finalizações de Martínez, Salas e Mura, mas o placar agregado de 4 a 0 refletiu bem a superioridade dos argentinos e poderia ter sido ainda pior para os brasileiros.

Protestos e confusão nas arquibancadas

Além da derrota, a partida também foi marcada por tumulto na arquibancada Leste Inferior. Torcedores alvinegros levaram cartazes criticando a diretoria do clube, exibidos logo após o segundo gol do Racing, no meio do segundo tempo.

A segurança do estádio interveio para retirar os cartazes, o que gerou uma confusão com os torcedores e a intervenção da polícia. O clima de insatisfação nas arquibancadas reflete o momento difícil do Botafogo, que terá muito trabalho para se reorganizar antes do Brasileirão.