Documentário “Papo de Cadeira” destaca arte e inclusão

A produção será lançada no dia 20 de março, com exibições presenciais em São Luís e uma transmissão online pelo YouTube.
Documentário "Papo de Cadeira" destaca arte e inclusão
Maria Rocha, a "dançarina sobre rodas", que transforma ritmos em coreografias (Foto: Divulgação)

A força da arte e da cultura na vida de cinco pessoas com deficiência ganha as telas com o documentário “Papo de Cadeira: Arte sem Limites”, idealizado, dirigido e roteirizado pelo comunicador e pedagogo Fábio Ferreira. A produção será lançada no dia 20 de março, com exibições presenciais em São Luís e uma transmissão online pelo YouTube.

O documentário apresenta as histórias inspiradoras de quatro artistas maranhenses: Augusto Neto, cantor autista que emociona com sua voz e talento; Maria Rocha, a “dançarina sobre rodas”, que transforma ritmos em coreografias integradas à cadeira de rodas; Lucas Luciano, pintor que usa a boca e os pés para criar suas obras; e Márcio Travis, tatuador e designer gráfico que expressa personalidade e criatividade por meio da arte.

Lucas Luciano usa a boca e os pés para criar suas obras (Foto: Divulgação)

A própria trajetória de Fábio Ferreira também está no filme. Após um acidente de carro que o deixou tetraplégico, ele se reinventou, tornou-se especialista em acessibilidade e passou a atuar em consultorias para eventos culturais. Criador do projeto Papo de Cadeira, Fábio usa suas redes sociais para debater inclusão e acessibilidade, ampliando diálogos sobre a presença da pessoa com deficiência na sociedade.

“Sempre fui ligado à arte e cultura. Minha deficiência não me afastou desse universo, pelo contrário, me fez mergulhar ainda mais fundo na arte como ferramenta de expressão e inclusão. O documentário mostra como a arte transforma vidas e como esses artistas se colocam no mundo com potência, criatividade e realização”, afirma o diretor.

Produzido com apoio da Lei Paulo Gustavo, o documentário destaca a arte como um canal universal de comunicação e inclusão, promovendo empatia e respeito às diferenças.

Programação de lançamento

📍 Sessão para estudantes da rede pública
📅 20 de março, às 9h
📍 Sesc Deodoro – Av. Silva Maia, 164, Centro

📍 Exibição oficial para convidados e público geral
📅 20 de março, às 14h
📍 Centro Cultural do Ministério Público – Rua Oswaldo Cruz, 1396, Centro

📺 Estreia online no YouTube
📅 20 de março, às 20h
🔗 Acesse o canal Papo de Cadeira

Sobre o projeto

Além do documentário, Fábio Ferreira segue expandindo o Papo de Cadeira, um espaço de produção de conteúdos sobre inclusão, cultura e acessibilidade. Entre seus projetos futuros está a realização de um festival para dar visibilidade a artistas com deficiência, inicialmente em Centro do Guilherme (MA) e, futuramente, em outras cidades do estado.

🔗 Acompanhe o projeto no Instagram: @papodecadeira