Pagamento do programa Pé-de-meia terá início nesta segunda-feira, 31

Os valores serão depositados conforme o mês de nascimento dos beneficiários.
Pagamento do programa Pé-de-meia terá início nesta segunda-feira, 31
Programa incentiva a permanência de estudantes no ensino médio (Foto: Divulgação)

O programa Pé-de-Meia, iniciativa do Governo Federal para incentivar a permanência de estudantes no ensino médio, começa a realizar os pagamentos de forma escalonada a partir desta segunda-feira, dia 31 de março. Os valores serão depositados conforme o mês de nascimento dos beneficiários.

Calendário de Pagamento

Mês de NascimentoData de Pagamento
Janeiro, Fevereiro31/03
Março, Abril01/04
Maio, Junho02/04
Julho, Agosto03/04
Setembro, Outubro04/04
Novembro, Dezembro07/04

Consulta e Acompanhamento

Os estudantes podem acompanhar informações sobre sua situação escolar, regras do programa e status dos pagamentos por meio do aplicativo Jornada do Estudante, do Ministério da Educação. Já os detalhes sobre os depósitos podem ser verificados no aplicativo CAIXA Tem.

Mais informações sobre o Pé-de-Meia estão disponíveis no site do Ministério da Educação e no portal da CAIXA.

O Papel da CAIXA no Programa

A CAIXA desempenha dois papéis fundamentais no programa:

  • Como agente operador, administra o Fundo de Custeio da Poupança de Incentivo à Permanência e Conclusão Escolar para Estudantes do Ensino Médio (FIPEM).
  • Como agente financeiro, abre as contas e disponibiliza os valores aos estudantes indicados pelo Ministério da Educação.

Sobre o Pé-de-Meia

Criado pela Lei 14.818/2024, o programa beneficia estudantes do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que mantêm a frequência escolar adequada e cumprem as demais regras estabelecidas.

Além das parcelas mensais, os beneficiários aprovados ao final do ano letivo recebem um bônus anual de R$ 1.000. No terceiro ano do ensino médio, os estudantes que comprovarem participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão direito a um bônus adicional de R$ 200, pago em parcela única.

Para mais informações, acesse os canais oficiais do Ministério da Educação e da CAIXA.

Com informações da Caixa