Comércio de pescados ganha força com novo entreposto em São Luís

Estabelecimento também atende revendedores de outros municípios e estados vizinhos.
Entreposto Pesqueiro movimenta o mercado de pescados com vendas de madrugada
O espaço virou referência para quem busca comprar peixes e mariscos no atacado (Foto: Divulgação)

Com atividades iniciadas no último mês, o Entreposto Pesqueiro do Maranhão já se tornou um ponto estratégico para o comércio de pescados na capital. Funcionando de terça a domingo, das 0h às 8h, o espaço localizado na Avenida Senador Vitorino Freire, no Centro de São Luís, virou referência para quem busca comprar peixes e mariscos no atacado.

O entreposto atende não apenas comerciantes da capital, mas também revendedores de outros municípios e estados vizinhos. O local abastece feiras, mercados, supermercados e restaurantes da Região Metropolitana com produtos vindos de diversas regiões pesqueiras.

O movimento começa cedo — ou melhor, tarde da noite. A entrada de caminhões com mercadorias tem início à meia-noite. Às 2h da manhã, os portões se abrem para os compradores. A essa altura, o espaço já fervilha com peixes sendo descarregados, mariscos expostos no gelo e vendedores negociando os preços ainda sob a luz da madrugada.

São mais de 100 profissionais atuando diretamente no local, entre vendedores, tratadores de peixes e comerciantes de hortaliças como tomate, cebola e cheiro verde. Além disso, o entreposto conta com segurança patrimonial ativa durante todo o período de funcionamento.

A estrutura, construída em uma área de quase 17 mil metros quadrados, oferece melhores condições de trabalho e armazenamento dos produtos. Ao todo, são 7.800 metros de área coberta e mais de 9 mil destinados a estacionamento e urbanização.

Apesar de ainda estar em fase de ajustes — com obras complementares em andamento, como a área para tratadores de peixe, praça de alimentação e o novo portinho para desembarque —, o entreposto já representa um avanço significativo para o setor pesqueiro maranhense, facilitando o escoamento da produção e incentivando o consumo de pescados.

Com isso, São Luís ganha não só em abastecimento e variedade de produtos, mas também em organização e infraestrutura para um dos mercados mais tradicionais da cidade.