Campanha incentiva a uma viagem aos Lençóis e o Delta

Iniciativa oferece descontos em serviços turísticos para moradores do Maranhão durante dois períodos de baixa estação.
Feriadão aquece turismo: ocupação hoteleira já ultrapassa 80% nos Lençóis e Delta
Lençóis Maranhenses é um dos locais mais procurados do período (Foto: Divulgação)

Viajar pelos encantos dos Lençóis Maranhenses e do Delta do Parnaíba ficou mais acessível para quem é da terra. Com o objetivo de fortalecer o turismo interno e movimentar a economia durante os meses de baixa temporada, foi lançada a campanha “Maranhenses nos Lençóis e Delta”, oferecendo descontos de 15% a 40% em hospedagens, passeios turísticos, bares, restaurantes e outros serviços da cadeia do turismo nas regiões participantes.

A iniciativa é da Instância de Governança Regional (IGR) Lençóis & Delta, com apoio do Sebrae Maranhão, e contempla dois períodos: de 24 de março a 31 de maio e de 13 de outubro a 15 de dezembro de 2025. Para participar, o único requisito para os turistas locais é apresentar um comprovante de residência no Maranhão.

Campanha busca valorizar o turismo regional, movimentar a economia na baixa temporada e incentivar moradores do estado a conhecerem os principais atrativos naturais do Maranhão

Turismo regional como estratégia de desenvolvimento

Segundo o presidente da IGR Lençóis & Delta, Patrick Araújo, a campanha responde a um dos maiores desafios enfrentados pelo setor: a sazonalidade.

“Temos dois dos principais atrativos turísticos do Maranhão, mas enfrentamos longos períodos de baixa estação. Com essa ação, buscamos estimular os maranhenses a redescobrir e valorizar nossas belezas naturais, movimentar o turismo regional e gerar novas oportunidades de faturamento para os empreendimentos locais”, explica.

A proposta visa também fortalecer a conexão entre o público local e os destinos turísticos mais emblemáticos do estado, ao mesmo tempo em que apoia os empreendedores da região. Para aderir à campanha, as empresas precisam estar associadas à IGR Lençóis & Delta, oferecer serviços de qualidade e divulgar sua política de descontos durante o período da ação.

No Delta das Américas, Tutóia também integra a campanha (Foto: Divulgação)

Como aproveitar os benefícios

Os interessados em conhecer os pacotes promocionais podem acessar o perfil oficial da campanha no Instagram @igrlencoisedelta, onde está disponível, na bio, um link com o regulamento completo e a lista atualizada de empresas participantes. A plataforma é constantemente alimentada com conteúdos que ajudam os visitantes a planejar roteiros, conhecer melhor os atrativos locais e entrar em contato diretamente com os prestadores de serviços.

A campanha contempla descontos em diversos segmentos, como meios de hospedagem, agências de turismo, alimentação, transporte, guias turísticos e outras experiências que integram a cadeia produtiva do turismo.

Sebrae reforça papel da governança no turismo

De acordo com o gerente regional do Sebrae no território Lençóis Munim, David Amorim, a ação fortalece o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela instituição na região. “O Sebrae atua em parceria com a IGR em várias iniciativas, como o Projeto Rota das Emoções, que qualifica empreendimentos turísticos e estimula o empreendedorismo. Apesar da força dos nossos atrativos, o número de maranhenses que visita essas regiões ainda é baixo, se comparado ao de turistas de outros estados. Essa campanha surge para mudar esse cenário e fazer com que o maranhense conheça o que é seu”, ressalta.

A expectativa é que a campanha contribua para o aumento do fluxo de visitantes locais, aqueça o setor turístico nos períodos de menor movimento e fortaleça os pequenos negócios que sustentam a economia das regiões envolvidas.

Com informações da assessoria