O Maranhão vai contar com um novo reforço no efetivo da Polícia Civil. O governador Carlos Brandão anunciou, nesta segunda-feira (21), a nomeação de 40 delegados, 20 investigadores e 8 peritos oficiais. A posse coletiva está marcada para o dia 5 de maio.
O anúncio foi feito nas redes sociais do governador, no mesmo dia em que é celebrado o Dia das Polícias Civil e Militar, em homenagem a Tiradentes. A nomeação integra um conjunto de medidas para tentar modernizar e ampliar o alcance das forças de segurança no estado.
Além da nomeação, Brandão afirmou que determinou a promoção de delegados e que novas progressões para outros cargos da Polícia Civil devem ser oficializadas em breve.
O governo também estuda novas medidas para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Entre as ações já colocadas em prática estão a reforma de 135 delegacias e batalhões, distribuição de viaturas, equipamentos e armamentos, além de investimentos em inteligência e tecnologia. Um exemplo citado é o programa Meu Celular de Volta, que já recuperou mais de mil aparelhos roubados.
De acordo com dados do governo, os investimentos têm refletido em indicadores. Um levantamento da Secretaria de Segurança Pública apontou uma queda de 17% nos roubos de celulares no estado. Também foi registrada redução de 39% nos roubos de veículos no primeiro trimestre de 2025.
O Maranhão ainda liderou, em 2023, o Índice de Resolutividade da Adepol Brasil, com 96% dos inquéritos policiais concluídos. Desde o início da atual gestão, já foram convocados 1.445 novos policiais civis. Destes, 826 estão formados e 389 foram nomeados recentemente.
Segundo o governo, mais de 700 viaturas foram adquiridas para as polícias Civil e Militar, além da Perícia Oficial e Corpo de Bombeiros. Também foram comprados drones, coletes e munições, e novos sistemas de balística passaram a integrar o Icrim.
A expectativa é que os novos servidores reforcem a atuação da polícia especialmente no interior do estado, onde a carência de pessoal é mais evidente.