MA avança na inovação com criação de parque tecnológico financiado pela Finep

A proposta é criar um ambiente de conexão entre pesquisa, empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico.
Maranhão avança na inovação com criação de parque tecnológico financiado pela Finep
A proposta é criar um ambiente de conexão entre pesquisa, empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico (Foto: Divulgação)

Um novo capítulo para a ciência e inovação no Maranhão está prestes a começar. O estado foi aprovado em edital da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e vai implantar o Parque Tecnológico Renato Archer, projeto que vai receber cerca de R$ 14 milhões em investimentos públicos. A proposta é criar um ambiente de conexão entre pesquisa, empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico.

O recurso federal viabiliza a construção de uma estrutura dedicada ao fortalecimento do setor de inovação no estado. O projeto é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema).

O parque tecnológico será voltado à integração entre universidades, centros de pesquisa, empresas, startups e o poder público, com foco na geração de empregos qualificados, incentivo a negócios de base tecnológica e no desenvolvimento de soluções voltadas à realidade maranhense.

A secretária Natassia Weba afirma que o projeto tem um significado estratégico para o estado. “É mais do que infraestrutura. É a consolidação de um espaço onde ideias e soluções inovadoras vão ganhar vida e transformar o Maranhão”, comentou.

Com o apoio da Finep, o Maranhão se junta a outras regiões do país que já apostam nos parques tecnológicos como alternativa para impulsionar a economia, diversificar cadeias produtivas e atrair investimentos. A expectativa é que o novo equipamento se torne um polo de oportunidades para jovens talentos, pesquisadores e empreendedores locais.