MA-204 entra em processo de duplicação visando aliviar trânsito na Grande Ilha

Governo do Maranhão lança nova etapa da Avenida Metropolitana.
MA-204 entra em processo de duplicação visando aliviar trânsito na Grande Ilha
A obra marca a quarta etapa da Avenida Metropolitana (Foto: Divulgação)

A duplicação da MA-204, uma das principais rodovias que conectam os municípios da Grande Ilha de São Luís, foi oficialmente iniciada nesta quinta-feira (8), com a assinatura da ordem de serviço pelo governador Carlos Brandão. A obra marca a quarta etapa da Avenida Metropolitana, projeto viário que pretende reconfigurar o tráfego urbano entre São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.

O novo trecho, com 3,58 km de extensão, vai do Viaduto Neiva Moreira até a região da Beira Rio, em Paço do Lumiar, e prevê investimento superior a R$ 59 milhões. A intervenção inclui ampliação da pista para três faixas por sentido, construção de uma nova ponte sobre o Rio Paciência, ciclovia segregada, calçadas com acessibilidade e nova iluminação em LED.

“Vamos sair do Funil e chegar à Litorânea com uma via totalmente estruturada para motoristas, ciclistas e pedestres”, afirmou Brandão, citando a integração entre a Avenida Metropolitana e o prolongamento da Nova Litorânea.

A expectativa é beneficiar cerca de 1 milhão de pessoas nos quatro municípios, reduzindo engarrafamentos históricos em pontos como a Beira Rio e melhorando o tempo de deslocamento entre bairros periféricos e o centro da capital.

O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e prevê a criação de um anel viário que corta a Ilha de Norte a Sul. A primeira etapa, entre a Vila Funil e o Conjunto São Raimundo, foi entregue em abril.

“Estamos falando de um conjunto de obras que garantem mais fluidez ao trânsito e segurança viária em uma das regiões mais movimentadas do estado”, avaliou o secretário Aparício Bandeira.