Com histórico consolidado no turismo cultural e ecológico, São Luís integra o grupo de cidades brasileiras que participam do Programa Turismo Futuro Brasil, iniciativa do Sebrae em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O programa tem como objetivo apoiar a modernização da gestão do turismo, por meio de práticas baseadas em inovação, acessibilidade, sustentabilidade e uso de dados.
Na última segunda-feira (19), no auditório do Sebrae Jaracaty, foi realizada uma nova etapa de avaliação do projeto na capital maranhense. O encontro reuniu representantes da gestão pública e do setor turístico para apresentação dos resultados obtidos ao longo dos dois anos de participação da cidade na iniciativa.
Durante o evento, foram discutidos indicadores relacionados à governança, sustentabilidade, acessibilidade, experiência do turista, inovação, marketing e inteligência turística. Os dados são usados para medir o estágio de maturidade de São Luís como um possível Destino Turístico Inteligente (DTI).
Segundo Cássio Garkalns, da empresa GKS, responsável pela metodologia de análise, houve avanços em diversas áreas desde a aplicação inicial do questionário em 2022. A empresa atua na mensuração do grau de prontidão de cada município participante.
“Mesmo com os desafios, observamos progressos em governança, sustentabilidade e gestão baseada em dados. O objetivo é que isso se traduza em impactos positivos tanto para moradores quanto para visitantes”, avaliou Garkalns.
Além dos indicadores técnicos, o encontro também apresentou exemplos práticos de ações em andamento, como melhorias na acessibilidade urbana, uso de tecnologias digitais para gestão turística e iniciativas com foco em sustentabilidade ambiental.
Outro ponto destacado foi o anúncio da parceria com as empresas Pague Menos e Extrafarma, que irá conceder descontos de 35% em medicamentos para servidores públicos municipais. Também foi mencionada a previsão de ampliação de 43 leitos no Hospital do Servidor, como parte de ações integradas entre setores da administração.
A vice-prefeita Esmênia Miranda participou da reunião e comentou sobre o papel da prefeitura no projeto.
“São Luís está entre os 12 municípios selecionados para o programa. Após dois anos, compartilhamos os avanços e seguimos com o trabalho conjunto entre a Secretaria de Turismo e os demais parceiros para fortalecer o setor como atividade econômica relevante para a cidade”, afirmou.
O Programa Turismo Futuro Brasil atua em 12 cidades brasileiras e busca fomentar a adoção de soluções que combinem inovação tecnológica, inclusão social e sustentabilidade na gestão turística. Além do apoio técnico, os municípios contam com consultorias especializadas e suporte metodológico para a implementação de mudanças estruturais.
Para o superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, o planejamento estratégico é central nesse processo.
“Este é um trabalho de médio e longo prazo. Estamos buscando caminhos para tornar São Luís mais preparada para lidar com os desafios e oportunidades do setor turístico, com foco em gestão eficiente e uso de dados”, concluiu.