A obra do novo Terminal de Passageiros da Baixada Maranhense, que está sendo construído no Anel Viário, em São Luís, entrou na reta final. O projeto, que promete reorganizar o transporte intermunicipal entre a capital e os municípios da Baixada, já está com 70% das obras concluídas.
O terminal foi pensado para atender uma demanda antiga: a falta de um ponto oficial e estruturado para embarque e desembarque de vans que fazem a linha entre São Luís e cidades da Baixada. Atualmente, esse serviço funciona de forma improvisada em diferentes pontos da cidade.
O novo espaço terá 16 baias para vans, 4 para ônibus, além de área para estacionamento de carros particulares que fazem transporte alternativo. A estrutura ainda inclui oito guichês de passagens, 24 bancas comerciais, banheiros, praça de alimentação, paisagismo e cobertura com telhas termoacústicas.
O investimento na obra gira em torno de R$ 9 milhões. Entre os serviços que estão em andamento, estão a instalação de piso intertravado, acabamento em boxes e banheiros, sistema elétrico e hidrossanitário e finalização da cobertura metálica.
A previsão é que o terminal esteja pronto e funcionando até o segundo semestre deste ano, oferecendo uma alternativa organizada, segura e acessível tanto para passageiros quanto para motoristas que operam na rota da Baixada Maranhense.