A Abra, holding que controla a Gol, e a Azul assinaram um memorando de entendimento (MOU) nesta quarta-feira (15) para tratar das negociações de uma possível união dos negócios das duas companhias aéreas brasileiras.
A informação foi comunicada oficialmente ao mercado por Gol e Azul.
O MOU detalha a estrutura de governança que será seguida caso o negócio avance. O plano é que a união se dê por meio de uma “corporation” (companhia sem controlador definido), com a Abra como principal acionista.
A definição de participação dependerá da saída da Gol do “Chapter 11” (recuperação judicial nos EUA), prevista agora para maio.
Estrutura de Governança
- Conselho: Três conselheiros indicados pela Azul, três pela Abra e três independentes.
- Presidente do Conselho (Chairman): Escolhido pela Abra.
- CEO: Indicado pela Azul, com possibilidade de troca após três anos.
Declarações Oficiais
- Gol: “O MoU representa uma fase inicial de negociação para explorar a viabilidade de uma possível transação, sem impacto na estratégia ou nas operações rotineiras da Gol. A companhia continua focada em concluir o ‘Chapter 11’.”
- Azul: “Caso implementada, a operação manterá os certificados operacionais segregados sob uma única entidade resultante listada, com áreas combinadas para oferecer mais oportunidades e produtos aos clientes e obter ganhos de eficiência.”
Condições e Próximos Passos
- Fechamento da Operação: Sujeito a concordância sobre os termos econômicos, conclusão satisfatória da due diligence, celebração de acordos definitivos, obtenção de aprovações corporativas e regulatórias, e consumação do plano de reorganização da Gol no “Chapter 11”.
- Alavancagem: A futura empresa não poderá ter uma alavancagem maior que a da Gol. A Gol planeja sair do “Chapter 11” com uma alavancagem de cerca de 4,5 vezes, diminuindo para 2,7 vezes até 2027 e 1,9 vez até 2029.
O grupo prevê um endividamento líquido com melhora substancial devido à recuperação da frota operacional e à geração de Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da companhia para níveis regulares até 2026.