34 anos do show lendário da banda Guns N’ Roses no Maracanã

Apresentação no Rock in Rio de 1991 ficou marcada como uma das mais memoráveis da história do festival
34 anos do show lendário da banda Guns N Roses no Maracanã
Há 34 anos Guns N' Roses "destruía" o Maracanã (Foto: Divulgação)

Rock in Rio 1991, a segunda edição do festival carioca, ocorreu de 18 a 27 de janeiro, com shows realizados no estádio do Maracanã. Esta edição foi única realizada fora da Cidade do Rock.

Um dos destaques do festival foi a banda Guns N’ Roses, que estava no auge de sua carreira.

Na época, o primeiro álbum da banda, ‘Appetite for Destruction’ (1987), havia alcançado um sucesso estrondoso, vendendo mais de 30 milhões de cópias mundialmente.

Apesar desse sucesso, o Guns N’ Roses lidava com atrasos e problemas internos, incluindo vícios em drogas e a vaidade do vocalista Axl Rose.

Guns N’ Roses se apresentou em duas datas no Rock in Rio 1991, nos dias 20 e 23 de janeiro. No primeiro show, a banda foi precedida por Hanoi Hanoi, Titãs, Faith No More (exigência de Axl Rose) e Billy Idol (substituindo Robert Plant).

No segundo show, tocaram Sepultura, Lobão (que deixou o palco após ser vaiado), Megadeth, Queensrÿche e Judas Priest.

Mick Wall, em seu livro ‘Guns N’ Roses – O Último dos Gigantes’, afirmou que esses shows marcaram o fim da banda como era conhecida. A química entre os membros principais estava desgastada, com Axl Rose cada vez mais problemático, e Slash descontente devido aos seus vícios.

Izzy Stradlin, que deixou a banda meses depois, também parecia desinteressado em continuar.

Apesar disso, a banda fez uma apresentação emblemática no Maracanã. Axl Rose descreveu o show no Rock in Rio 1991 como o melhor de sua vida e prometeu voltar no ano seguinte durante a turnê de ‘Use Your Illusion’, o que se concretizou com apresentações em São Paulo e no Rio.

No Rock in Rio 1991, o Guns N’ Roses apresentou pela primeira vez as seguintes músicas: ‘Pretty Tied Up’, ‘Double Talkin’ Jive’, ‘You Could Be Mine’, ‘Estranged’, ‘Dead Horse’ (apenas na primeira noite), ‘Bad Apples’ (apenas na segunda noite) e uma versão da música-tema do filme ‘O Poderoso Chefão’ (solo de Slash).

Repertório dos Shows

20 de janeiro de 1991

  1. Pretty Tied Up
  2. Mr. Brownstone
  3. Patience
  4. Speak Softly Love (Love Theme From The Godfather)
  5. Double Talkin’ Jive
  6. Welcome to the Jungle
  7. Knockin’ on Heaven’s Door (Bob Dylan cover)
  8. Solo de bateria de Matt Sorum
  9. You Could Be Mine
  10. It’s So Easy
  11. Solo de guitarra de Slash
  12. Civil War
  13. Dead Horse
  14. Sweet Child o’ Mine
  15. Estranged
  16. Paradise City

Esses shows selaram a relação entre o Guns N’ Roses, especialmente Axl Rose, e o Brasil, tornando-se um marco na história do Rock in Rio.

Assista ao show completo do Guns N’ Roses no Rock in Rio de 1991