A importância de respeitar a data de validade dos alimentos

Produtos vencidos, mesmo com boa aparência, têm maior risco de contaminação por fungos e bactérias.
A importância de respeitar a data de validade dos alimentos
Nutricionista explica quais as bases para avaliação da vida útil dos produtos (Foto: Divulgação)

Você já parou para verificar a validade dos produtos quando vai ao mercado? Ou, ao chegar em casa, se deu conta de que um alimento passou da data de validade e ficou na dúvida se deveria consumi-lo ou descartá-lo? Esse tipo de dúvida não surge do nada, e há todo um estudo que justifica a indicação da validade dos alimentos.

A Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa – RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002, orienta as empresas sobre como avaliar e definir o prazo de validade dos produtos alimentícios. Essa data indica o período em que o alimento mantém segurança para consumo, desde que tenha sido armazenado corretamente.

De acordo com a nutricionista Silvana Alencar, professora do curso de Nutrição da Faculdade Pitágoras, o prazo de validade de um alimento é determinado com base em três fatores principais:

  1. Segurança: Garante que o produto não cause infecções ou intoxicações alimentares.
  2. Qualidade nutricional: Avalia a presença de nutrientes essenciais.
  3. Análise sensorial: Verifica a preservação de sabor, aroma e cor do alimento.

Alimentos vencidos, mesmo com boa aparência, têm maior risco de contaminação por fungos e bactérias, que podem causar desde problemas leves, como dor de cabeça e diarreia, até complicações graves, como intoxicações alimentares, podendo levar à morte.

A nutricionista alerta que, embora embalagens danificadas e odores ruins sejam sinais óbvios de que o alimento não está adequado para consumo, em muitos casos os fatores de risco são internos, ou seja, não são visíveis. Por isso, é sempre importante respeitar a data de validade indicada.

Muitas pessoas acreditam que congelar alimentos pode prolongar sua vida útil, mesmo após o vencimento. Porém, isso é um mito, já que mudanças de temperatura durante o transporte e armazenamento do produto antes de chegar até sua casa podem comprometer a segurança.

Por fim, seguir as datas de validade e as instruções de armazenamento corretamente é essencial para evitar riscos à saúde, prevenindo infecções e intoxicações alimentares.

Com informações da assessoria