Formada em 1990 na Suécia, a banda Ace of Base surgiu como um fenômeno pop que conquistou o mundo com seu som dançante, que esquentou muitas pistas de dança.
Composta pelos irmãos Jonas, Linn e Jenny Berggren, e por Ulf Ekberg, o grupo atingiu o estrelato global com seu álbum de estreia, “Happy Nation,” em 1992.
Algum tempo depois, relançado como “The Sign” nos Estados Unidos, o álbum se tornou um dos mais vendidos de todos os tempos, alavancado pelos sucessos “All That She Wants”, “The Sign” e “Don’t Turn Around”.
Surgimento e ascensão
A jornada do Ace of Base começou com o trio de irmãos formando uma banda chamada “Tech Noir.” Ao conhecer Ulf Ekberg, passaram a compor e produzir juntos, culminando na criação do Ace of Base.
Após gravar uma fita demo, o grupo foi rejeitado por grandes gravadoras em Estocolmo, mas encontrou acolhimento na Mega Records em Copenhague, que viu potencial no estilo pop-reggae das músicas.
Sucesso internacional
“All That She Wants” foi o single que catapultou o Ace of Base para o sucesso internacional, seguido por “The Sign” e “Don’t Turn Around”.
“Happy Nation,” vendeu 23 milhões de cópias, entrando para o Guinness Book como o álbum de estreia mais vendido. A banda dominou as paradas na Europa, Ásia e América, colecionando prêmios como seis World Music Awards, três Billboard Awards, três American Music Awards e várias indicações ao Grammy.
Legado e continuidade
Apesar de estar praticamente inativo desde 2012, o Ace of Base nunca anunciou oficialmente sua separação. Na última década, lançaram faixas demo e compilações como “Hidden Gems” e o boxset “All That She Wants: The Classic Collection”.
Jenny Berggren continua a cantar os sucessos do grupo em carreira solo, mantendo viva a chama do Ace of Base nos palcos ao redor do mundo.
Assiata ao vídeoclipe de “The Sign”, sucesso estrondoso da banda.