Acessibilidade em cardápios é tema de debate no MPMA

O encontro reuniu representantes do poder público, empresários do setor de alimentação e hospedagem.
Acessibilidade em cardápios é tema de debate no MPMA
Acessibilidade nos cardápios de bares e restaurantes foi tema de reunião (Foto: Reprodução)

Garantir que bares, restaurantes e hotéis de São Luís disponibilizem cardápios acessíveis para pessoas com deficiência visual foi o tema de uma reunião virtual realizada pelo Ministério Público do Maranhão . O encontro reuniu representantes do poder público, empresários do setor de alimentação e hospedagem e entidades que defendem os direitos das pessoas com deficiência.

A iniciativa surgiu após uma solicitação da Casa da Amizade (Associação das Senhoras de Rotarianos) ao Ministério Público do Maranhão, pedindo medidas para que os estabelecimentos da capital e municípios vizinhos adotem alternativas acessíveis nos menus. Como resposta, a 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência abriu uma investigação para tratar do tema.

Soluções discutidas

Entre as sugestões apresentadas, destacam-se cardápios em braille, QR Codes para acesso digital e versões com letras ampliadas e opção em áudio para atender diferentes necessidades. Também foi debatida a importância de capacitar funcionários para garantir um atendimento mais inclusivo.

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Carneiro, reforçou que a acessibilidade não deve se limitar ao cardápio, mas abranger toda a experiência do cliente. Já a advogada Macela Proença, integrante da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB-MA, destacou que apenas disponibilizar QR Codes pode não ser suficiente, pois nem todas as pessoas conseguem utilizá-los.

Próximos passos

Uma nova reunião será realizada para avançar nas estratégias de implementação das medidas e buscar a adesão voluntária dos estabelecimentos. O objetivo é garantir mais inclusão sem a necessidade de medidas judiciais.

O encontro contou com a participação de diversas entidades, incluindo representantes do Conselho Municipal e Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (Sehama-MA), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MA) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MA).

Com informações do MPMA