Adoção de adulto por casal homoafetivo é oficializada

Com a decisão judicial, a filiação será registrada nos documentos oficiais do adotado, incluindo a certidão de nascimento.
Adoção de adulto por casal homoafetivo é oficializada em Açailândia
Processo incluiu entrevistas, estudos sociais e análise das condições de moradia (Foto: Reprodução)

Um casal homoafetivo de Açailândia oficializou, nesta quinta-feira (20), a adoção de um jovem de 25 anos, que já vivia com eles desde a infância. Com a decisão judicial, a filiação será registrada nos documentos oficiais do adotado, incluindo a certidão de nascimento.

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) participou da audiência, representada pelos defensores públicos titulares do Núcleo Regional de Açailândia, Isabela Bacelar e Alexandre Marinho.

O processo incluiu entrevistas, estudos sociais e análise das condições de moradia e vínculos afetivos. Além da formalização da adoção, o jovem teve o direito de incluir os sobrenomes dos pais adotivos em seu nome.

A adoção tardia ainda enfrenta desafios, como a desinformação e o preconceito, mas representa um passo importante para garantir o direito ao convívio familiar e reforçar a importância dos laços afetivos na formação de uma família.

Com informações da DPE-MA