Anac suspende operações da Voepass por falta de segurança

A medida permanecerá em vigor até que a empresa comprove a correção das irregularidades apontadas.
Anac suspende operações da Voepass por falta de segurança
A decisão foi tomada após a agência identificar falhas recorrentes e uma “quebra de confiança” nos processos internos (Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou, a partir desta terça-feira (11), a suspensão de todas as operações da companhia aérea Voepass, citando preocupações com a segurança operacional. A medida permanecerá em vigor até que a empresa comprove a correção das irregularidades apontadas em seus sistemas de gestão.

A decisão foi tomada após a agência identificar falhas recorrentes e uma “quebra de confiança” nos processos internos da Voepass, que demonstraram dificuldades em identificar e corrigir riscos operacionais. A suspensão afeta voos comerciais e contratos de fretamento da empresa, que opera com uma frota de seis aeronaves em 15 localidades.

A fiscalização sobre a Voepass se intensificou após um acidente ocorrido em agosto de 2024, quando uma de suas aeronaves caiu sobre um condomínio residencial em Vinhedo (SP), resultando na morte de 62 pessoas. Desde então, a companhia vinha sendo monitorada de perto pela Anac.

Posicionamento da Voepass

Em nota, a Voepass, formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas, afirmou que sua frota “está aeronavegável e apta a realizar voos seguindo as rigorosas exigências de padrões de segurança”.

A empresa também declarou que já iniciou as tratativas para demonstrar sua capacidade de atender aos níveis de segurança exigidos pela Anac e reverter a suspensão.

Orientação aos passageiros

A Anac orienta que os passageiros com voos cancelados entrem em contato diretamente com a Voepass ou com as agências responsáveis pela emissão das passagens para solicitar reembolso ou reacomodação em voos de outras companhias.

Até o momento, não há previsão para a retomada das operações da empresa.