A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu luz verde para a primeira insulina de aplicação semanal do mundo, a Awiqli, fabricada pela Novo Nordisk. O medicamento promete revolucionar o tratamento do diabetes tipo 1 e 2, oferecendo maior praticidade aos pacientes. Apesar da aprovação, ainda não há previsão de lançamento no Brasil.
Eficácia comprovada
A decisão da Anvisa foi baseada em estudos clínicos do programa Onwards, que mostraram que uma única aplicação semanal da insulina icodeca mantém o controle glicêmico de forma equivalente às insulinas basais de uso diário. Os resultados foram positivos tanto para pacientes com diabetes tipo 1 quanto tipo 2, inclusive em casos de disfunção renal.
Além disso, a insulina semanal demonstrou segurança e não apresentou aumento significativo de eventos adversos graves, como hipoglicemia.
Disponibilidade global
A icodeca já foi aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e em países como Austrália, Suíça, Alemanha, Japão e Canadá. Na China, o uso foi autorizado para diabetes tipo 2, e um pedido está em análise pelo FDA, órgão regulador dos EUA.
Apesar da aprovação no Brasil, a Novo Nordisk reforça que o medicamento só pode ser usado sob prescrição médica e que o tratamento deve ser acompanhado por um profissional de saúde.
Com informações da Agência Brasil