Maranhense disputará mundial de atletismo na Sérvia

Especialista no lançamento de disco, Antônia Fidalgo garantiu vaga após uma sequência de bons desempenhos.
Atleta maranhense disputará mundial de atletismo escolar na Sérvia
Antônia Fidalgo é especialista no lançamento de disco (Foto: Divulgação)

A jovem atleta Antônia Karinny Fidalgo de Sousa, de 14 anos, foi convocada para representar o Brasil no ISF U15 Gymnasiade 2025, o Mundial de Atletismo Escolar Sub-15, que acontecerá entre 4 e 14 de abril, em Zlatibor, na Sérvia.  Ela é aluna do Colégio Militar 2 de Julho-Unidade IX, em Caxias, onde obteve apoio e suporte para alcançar mais esta conquista.

Especialista no lançamento de disco, Antônia garantiu a vaga após uma sequência de bons desempenhos em competições nacionais e internacionais. Em 2024, conquistou o título dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) na modalidade e ficou em 3º lugar no lançamento de martelo, assegurando presença nos Jogos Sul-Americanos, realizados na Colômbia.

A atleta se destacou também nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e no Campeonato Brasileiro Sub-16, além de estabelecer o recorde maranhense no lançamento de disco, com a marca de 42,85 metros.

Antônia, que treina intensamente para a competição, celebrou a convocação:

“Representar o Maranhão e o Brasil em um torneio mundial é um grande reconhecimento pelo meu esforço e dedicação. Quero dar o meu melhor e aprender muito com essa experiência”, frisou.

Mundial de Atletismo Escolar

Organizado pela International School Sport Federation (ISF), o ISF U15 Gymnasiade reúne atletas de diversas partes do mundo, disputando 25 modalidades esportivas, incluindo quatro paradesportivas. Além das competições, o evento promove atividades educacionais sobre segurança no esporte, saúde mental e trabalho em equipe, além de um intercâmbio cultural com as tradições sérvias.

Antônia Fidalgo integra a delegação brasileira ao lado de 25 atletas e dois técnicos, na segunda edição do torneio. A primeira foi realizada em 2021, em Belgrado, também na Sérvia.

Com essa nova conquista, a jovem maranhense segue consolidando seu nome no atletismo nacional e agora se prepara para um dos maiores desafios de sua carreira.