O Bahia voltou à Libertadores após 36 anos com um duelo complicado contra o The Strongest, em La Paz. Mesmo com um jogador a mais desde os cinco minutos, o Tricolor sofreu com a altitude e ficou no empate 1 a 1, nesta quarta-feira (21). Guerrero abriu o placar para os bolivianos, mas Willian José garantiu o empate na etapa final.
Expulsão relâmpago e chances perdidas
O Bahia começou bem e quase marcou com Caio Alexandre, que acertou a trave, e Gilberto, que parou no goleiro Banegas. Aos cinco minutos, o time ganhou vantagem numérica com a expulsão de Ursino, após entrada dura em Gilberto.
Apesar do controle do jogo e boas chances criadas por Jean Lucas e Lucho Rodríguez, o Bahia teve dificuldades para se adaptar à altitude e sofreu um gol em contra-ataque, aos 44 minutos, com Guerrero finalizando após lançamento de Alpiri. No último lance do primeiro tempo, Ademir perdeu grande chance do empate.
Mudança de Ceni e empate tricolor
No segundo tempo, o The Strongest tentou pressionar, mas Marcos Felipe fez uma grande defesa. Rogério Ceni então mexeu no time e viu a substituição surtir efeito. Cauly entrou e, logo na primeira jogada, criou a chance para Willian José marcar no rebote do goleiro.
Na reta final, o Bahia sentiu o desgaste da altitude e baixou as linhas, enquanto os bolivianos abusaram das bolas longas. Ainda assim, a melhor oportunidade foi do Tricolor, com Lucho Rodríguez parando em Banegas.
Decisão na Fonte Nova
Agora, o Bahia decide a vaga na terceira fase da Libertadores em casa. Uma vitória na Arena Fonte Nova garante a classificação. Se houver empate, a decisão será nos pênaltis. O The Strongest avança em caso de vitória.
Próximos jogos
🔵⚪ Bahia: Enfrenta o Juazeirense no sábado (24), pelo Campeonato Baiano, antes da decisão na Libertadores.
⚫🟡 The Strongest: Volta a campo na próxima terça-feira (27), às 21h30, contra o Bahia, pela volta da segunda fase preliminar da Libertadores.