Balsas recebe primeiros lotes da biorefinaria de etanol de grãos

Balsas recebe primeiros lotes da biorefinaria de etanol de grãos
Biorefinaria de etanol de grãos deve iniciar a comercialização em 30 dias (Foto: Divulgação)

A unidade da Inpasa em Balsas, no Maranhão, está prestes a iniciar suas atividades comerciais nos próximos 30 dias, após a obtenção das licenças necessárias. O local, que está em fase final de construção, será responsável pela produção de etanol, DDGS (Dried Distillers Grains with Solubles) e óleo de milho, com previsão de capacidade anual de 450 milhões de litros de etanol, 240 mil toneladas de DDGS e 23 mil toneladas de óleo de milho.

Com um investimento de R$ 1,2 bilhões, a planta vai processar cerca de 1 milhão de toneladas de grãos, como milho e sorgo, e vai gerar um impacto significativo na economia local, criando 500 novos empregos diretos. Durante a construção, aproximadamente 3 mil postos de trabalho foram gerados, evidenciando o potencial da unidade para impulsionar a região.

A Inpasa, já reconhecida como a maior biorrefinaria de etanol de milho da América Latina, possui outras plantas no Brasil, como em Sinop (MT), Nova Mutum (MT), Dourados (MS) e Sidrolândia (MS). Além disso, anunciou a construção de uma nova unidade em Luís Eduardo Magalhães (BA), expandindo sua presença no setor de bioenergia.

Com o total de suas plantas, a Inpasa espera produzir mais de 5 bilhões de litros de etanol, 2,92 milhões de toneladas de DDGS e 284 mil toneladas de óleo de milho, além de gerar 1.513 GWh de energia renovável a partir de biomassa e placas solares.