Banco do Brasil é condenado por falhas em serviços eletrônicos

Instituição terá que pagar R$ 2 milhões por danos morais coletivos e R$ 500,00 por danos morais individuais.
Banco do Brasil é condenado por falhas em serviços eletrônicos
Banco do Brasil foi condenado por falhas (Foto: Reprodução)

O Banco do Brasil foi condenado a pagar R$ 2 milhões por danos morais coletivos e R$ 500,00 por danos morais individuais a cada consumidor afetado pela interrupção dos serviços eletrônicos em 27 de agosto de 2021.

Decisão judicial

A condenação veio após uma Ação Civil Coletiva movida pelo Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec/MA). A sentença será cumprida individualmente na vara competente.

Interrupção dos serviços

Segundo o Ibedec, cerca de 54 milhões de consumidores ficaram sem acesso aos cartões de crédito e débito, além de serviços pela internet, aplicativo BB e pix.

O Banco do Brasil afirmou que a interrupção foi parcial e durou cerca de 2 horas para transações de caixa, 3 horas para serviços de cartão, e 6 horas para outros serviços.

Reclamações

Houve 38 reclamações de clientes no Maranhão e 43 junto ao Banco Central sobre a indisponibilidade dos sistemas.

Falhas no serviço

A Justiça determinou que o Banco do Brasil deve garantir a qualidade e funcionalidade dos serviços digitais oferecidos.

O juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, destacou os transtornos causados aos consumidores impedidos de realizar transações financeiras, caracterizando dano moral coletivo.

Defeito na prestação do serviço

A interrupção e falhas nos sistemas foram comprovadas, demonstrando defeito na prestação de serviço bancário. O banco foi responsabilizado objetivamente pelos danos causados.

Conclusão

O Banco do Brasil tem a responsabilidade de compensar os consumidores pelos transtornos causados pela falha nos serviços eletrônicos.