Bruno Lobo recebe homenagem por resgate heroico

Kitsurfista estava praticando no mar quando percebeu adolescente se afogando, além da zona de arrebentação.
Bruno Lobo recebe homenagem por resgate heroico
Governador homenageou Bruno Lobo no Palácio dos Leões (Foto: Gilson Teixeira)

Nesta segunda-feira (13), o atleta olímpico de kitesurf, Bruno Lobo, recebeu a Medalha Alferes Moraes Souto, a mais alta comenda concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. O reconhecimento veio após o resgate heroico da adolescente Maria Eduarda, de 15 anos, que estava à deriva na praia do Olho d’Água, em São Luís, na última sexta-feira (10).

Resgate

Bruno estava praticando kitesurf quando percebeu Maria Eduarda em perigo, além da zona de arrebentação. Com a câmera acoplada ao seu corpo, ele registrou o momento do salvamento.

Nas imagens, a adolescente aparece exausta e distante da faixa de areia. Bruno a levou em sua prancha até a praia, onde guarda-vidas prestaram os primeiros socorros.

Homenagem no Palácio dos Leões

A cerimônia ocorreu no Palácio dos Leões, com a presença do governador Carlos Brandão, que destacou a importância da homenagem. “Hoje, Bruno recebe uma homenagem não só como desportista, mas como uma pessoa que salvou uma vida,” disse o governador.

Impacto do salvamento

Maria Eduarda estava emocionada durante a solenidade. Ela relembrou o momento de desespero e a chegada providencial de Bruno. “Eu estava tentando boiar e respirar, quando o Bruno apareceu. Ele merece todas as homenagens,” afirmou.

Bruno, que além de atleta é médico e bicampeão pan-americano, agradeceu a honraria e destacou o apoio do Governo do Maranhão por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. “Estou muito grato a Deus por ter sido um instrumento para realizar esse salvamento,” disse o atleta.

Um ato de coragem

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto, elogiou a coragem de Bruno e afirmou que o caso serve de exemplo para prevenção de afogamentos. “Bruno estava no lugar certo, na hora certa,” destacou o coronel.

Repercussão

A ação de Bruno Lobo ganhou projeção nacional e internacional, sendo vista como um exemplo de bravura e solidariedade. O secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, e o secretário de Esporte e Lazer, Naldir Lopes, também elogiaram o atleta. “O Bruno fez um ato heroico salvando a vida de Maria Eduarda,” disse Naldir Lopes.