Um caminhão caiu no rio Tocantins, em Aguiarnópolis, ao apresentar problemas mecânicos enquanto embarcava em uma balsa para fazer a travessia TO-MA. Para evitar uma colisão, o motorista desviou o veículo e acabou indo em direção à água.
Imagens registradas por testemunhas mostram o momento em que o condutor sai do caminhão e nada até a margem.
De acordo com a Pipes, empresa responsável pela balsa, o veículo estava sem carga e sofreu uma falha nos freios. Equipes de resgate ajudaram o condutor e prenderam o caminhão com cabos de aço fixados em pontos de amarração na rampa, evitando que ele afundasse ou fosse arrastado pela correnteza.
A Pipes acionou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para auxiliar na remoção do veículo, que deve ocorrer ainda nesta quarta-feira. O Corpo de Bombeiros, que tem equipes atuando na região, acompanhou o incidente, mas não precisou intervir, já que o motorista conseguiu sair sozinho. No entanto, a necessidade de mergulhadores ainda será avaliada.
A travessia de balsas no rio Tocantins foi retomada nesta semana, após o colapso da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, no dia 22 de dezembro de 2024. O acidente deixou 18 vítimas, com 14 mortes confirmadas e três desaparecidos. O serviço de transporte alternativo foi contratado pela Prefeitura de Estreito e opera gratuitamente das 8h às 18h.
Enquanto isso, o DNIT aguarda a liberação da Marinha e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários para iniciar a operação de balsas 24 horas por dia. O contrato, no valor de R$ 39,9 milhões, prevê um ano de prestação de serviço na região.
Com informações de Stefani Cavalcante, g1 Tocantins