Caminhoneiro é preso com mais de 180 kg de drogas escondidos nos pneus

Caminhoneiro é preso em São Luís com mais de 180 kg de drogas escondidos nos pneus
Polícia apreendeu 130 kg de skank, 51 kg de crack e 7 kg de cocaína (Foto: Divulgação)

Uma operação de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na apreensão de uma grande carga de drogas escondida em um caminhão, na noite dessa quinta-feira (15), em São Luís (MA). A abordagem ocorreu por volta das 22h30, na altura do km 18 da BR-135, próximo ao acesso à Ponta da Espera.

Durante fiscalização voltada ao cumprimento da Lei do Descanso e à checagem de equipamentos obrigatórios, os agentes deram ordem de parada ao caminhão trator modelo VOLVO/FH12 380 4X2T, de cor vermelha e placa JWS-1762, conduzido por P. R. Q. G. F.

Ao ser solicitado o disco do cronotacógrafo — equipamento obrigatório para controle da jornada de motoristas profissionais —, o condutor afirmou não saber como realizar a impressão das últimas 24 horas. A equipe entrou na cabine e constatou que o aparelho estava inoperante. Na sequência da fiscalização, foi detectado que o pneu estepe também estava inutilizável.

Um detalhe chamou a atenção dos policiais: ao verificarem os pneus do último eixo, que estava suspenso, perceberam que os aros de borracha não giravam normalmente, apresentando comportamento atípico — como se houvesse massa sólida em seu interior, gerando um movimento de vai-e-vem das rodas.

Diante da suspeita, os agentes perguntaram ao motorista se havia algo ilícito no veículo. O suspeito negou qualquer irregularidade e afirmou que tudo no caminhão era de sua propriedade. No entanto, sua versão sobre a origem, destino e objetivo da viagem apresentou contradições, levando os policiais a aprofundarem a inspeção.

O caminhão foi levado até uma borracharia para a desmontagem dos pneus suspeitos.

A operação revelou que quatro dos pneus do último eixo escondiam uma carga de entorpecentes: 130,1 kg de skank, 51,4 kg de crack e 7 kg de cocaína. Toda a desmontagem foi acompanhada pela equipe da PRF e realizada na presença do motorista.

Diante da apreensão, foi dada voz de prisão ao condutor por tráfico de drogas, com base no artigo 33 da Lei nº 11.343/2006. Ele foi encaminhado, juntamente com o caminhão e os entorpecentes, à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.