Carnaval impulsiona vendas e personalização na moda em São Luís

Período carnavalesco se torna uma vitrine, também, para marcas que investem em divulgação digital.
Carnaval impulsiona vendas e personalização na moda em São Luís
Coleção de Carnaval confeccionada pela malharia Água Viva (Foto: Divulgação)

O Carnaval não aquece apenas os circuitos e blocos, mas também os pequenos negócios especializados em moda e acessórios festivos. Empreendedores de São Luís aproveitam a alta demanda para impulsionar as vendas com peças coloridas, brilhosas e personalizadas.

A artesã Jéssica Reis, da loja online EquilibrArtes, vê o período como essencial para o crescimento do seu negócio. Especializada em acessórios de macramê, ela relata um aumento significativo na procura por brincos e adereços de cabelo nessa época. Para atender a demanda, investe na produção sob encomenda, garantindo exclusividade a cada cliente.

Na confecção de roupas, Alana Bogea, da fábrica e malharia Água Viva, aposta em coleções especiais e na personalização de camisas para os foliões. A empresária planeja a compra de insumos com antecedência para dar conta da produção e destaca a importância do planejamento e do apoio do Sebrae em sua trajetória.

Empreendedora Jéssica Reis é proprietária da EquilibrArtes (Foto: Divulgação)

A tendência da personalização se reflete em toda a moda carnavalesca. Segundo Berê Oliveira, designer e idealizadora do coletivo CPDMODA, foliões cada vez mais buscam customizar suas roupas, reutilizando peças do próprio guarda-roupa e adicionando detalhes como franjas, brilhos e pedrarias. Além de reduzir custos, essa prática minimiza o impacto ambiental do descarte têxtil.

Para reforçar essa ideia, o CPDMODA promoveu um desfile com peças sustentáveis, incluindo um vestido infantil feito de papel. A proposta é mostrar que a moda carnavalesca pode ser criativa, acessível e ecológica.

Além das vendas, o Carnaval se torna uma vitrine para marcas que investem em divulgação digital. Paula Waldira Bastos, analista técnica do Sebrae Maranhão, reforça a importância de estratégias nas redes sociais para atrair clientes e fortalecer a identidade dos negócios durante o período festivo.

Com informações do Sebrae