O Palmeiras estreou na Libertadores 2025 com muito sofrimento, mas também com raça e poder de reação. Em uma partida cheia de reviravoltas, o Verdão venceu o Sporting Cristal por 3 a 2, nesta quinta-feira (3), em Lima, no Peru. O time brasileiro saiu na frente, sofreu o empate e a virada parcial, mas buscou o resultado nos acréscimos, com gols de Estêvão, Piquerez e Richard Ríos. Os peruanos marcaram com dois golaços de Távara e Pretell.
Com o resultado, o Palmeiras soma seus três primeiros pontos e assume a vice-liderança do Grupo G, atrás do Cerro Porteño, que leva vantagem no saldo de gols. Sporting Cristal e Bolívar completam a tabela.
Primeiro tempo morno, mas com vantagem palmeirense
O início da partida foi truncado, com poucas chances claras e finalizações sem direção. Os donos da casa assustaram primeiro, em cobrança de falta de González e cabeceio perigoso de Chávez, que exigiu defesa salvadora de Weverton. O Verdão respondeu aos 32 minutos, com Estêvão cabeceando para fora.
Mas, aos 37, após bate-rebate na área, Estêvão aproveitou sobra e mandou para o fundo da rede, abrindo o placar para o Palmeiras.
Viradas, golaços e decisão nos acréscimos
Na volta do intervalo, mesmo sem alterações, o Palmeiras voltou mais agressivo. Criou boas chances com Piquerez, Felipe Anderson, Vitor Roque, e até o goleiro Emi Martínez arriscou. Mas foi o Sporting Cristal que reagiu: Pretell soltou uma bomba de fora da área e empatou o jogo aos 21 minutos.
Aos 34, Flaco López sofreu pênalti, e Piquerez converteu, colocando o Palmeiras de novo na frente. A resposta dos peruanos foi imediata: aos 38, Távara acertou um lindo chute no ângulo, deixando tudo igual outra vez.
Quando o empate parecia certo, brilhou a estrela de Richard Ríos, que recebeu passe de Luighi aos 46 minutos e marcou o gol da vitória palmeirense: 3 a 2.
Próximos compromissos
O Palmeiras volta a campo no domingo (6), às 18h30, contra o Sport, na Ilha do Retiro, pelo Campeonato Brasileiro. Pela Libertadores, o próximo desafio será contra o Cerro Porteño, na quarta-feira (9), no Allianz Parque.
Já o Sporting Cristal enfrenta o Universidad Técnica, no domingo, pela liga peruana, e encara o Bolívar na próxima quarta-feira, pela 2ª rodada da fase de grupos da Libertadores.