Começa a duplicação da MA-204, entre Alphaville e Beira Rio, em Paço do Lumiar

Com 3,58 quilômetros de extensão, a duplicação da rodovia vai receber um investimento de mais de R$ 59 milhões.
Começa a duplicação da MA-204, entre Alphaville e Beira Rio, em Paço do Lumiar
Com 3,58 quilômetros de extensão, a duplicação da rodovia vai receber um investimento de mais de R$ 59 milhões (Foto: Divulgação)

O trecho da MA-204 que liga o viaduto Neiva Moreira, nas proximidades do condomínio Alphaville (MA-203), até a região do Beira Rio, em Paço do Lumiar, será oficialmente liberado para obras de duplicação nesta quinta-feira (8). A intervenção integra a quarta etapa da Avenida Metropolitana, eixo viário que pretende conectar os principais municípios da Região Metropolitana de São Luís.

A ordem de serviço será assinada pelo governador Carlos Brandão em cerimônia marcada para 9h30, nas imediações do local da obra.

Com 3,58 quilômetros de extensão, a duplicação da rodovia vai receber um investimento de mais de R$ 59 milhões, abrangendo ampliação para três faixas em cada sentido, canteiro central, nova ponte sobre o Rio Paciência, ciclovias separadas do fluxo de veículos, calçadas com acessibilidade, além de drenagem adequada, iluminação em LED e sinalização completa.

A rodovia é uma das principais ligações entre São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, e a expectativa é de que a obra reduza o tempo de deslocamento, melhore o tráfego e estimule o uso de alternativas sustentáveis de mobilidade.

Avanços no projeto da Avenida Metropolitana

A duplicação da MA-204 está dentro do escopo da Avenida Metropolitana, um novo corredor viário com 10,8 km de extensão e investimento total de R$ 118 milhões. A via ligará regiões estratégicas da Grande Ilha, de Vila Funil até a Avenida Guajajaras, passando por bairros como São Raimundo, Parque Independência e Uema.

O primeiro trecho da avenida, entre a Vila Funil e a avenida principal do São Raimundo, já foi entregue no final de abril, com 1,6 km de pista duplicada.

A proposta é integrar mobilidade e desenvolvimento urbano, conectando áreas periféricas a centros administrativos e universitários, além de fomentar a valorização imobiliária e a atividade econômica nos municípios envolvidos.