A Defensoria Pública do Maranhão (DPE-MA) emitiu um alerta após identificar tentativas de golpe em que criminosos se passam por membros da instituição para enganar assistidos. O objetivo dos golpistas é solicitar pagamentos para liberação de valores judiciais ou pedir dados bancários das vítimas.
A Defensoria reforça que não realiza qualquer tipo de cobrança e que todos os serviços são gratuitos, desde o início até a conclusão do processo.
Nos últimos dias, foram registrados casos de pessoas atendidas pela Vara da Saúde que receberam ligações falsas. Em um dos episódios, a vítima foi informada que o processo havia sido julgado procedente e que, para receber os valores, deveria fornecer dados bancários. Desconfiado, o homem procurou a Defensoria e confirmou que se tratava de um golpe. Situação semelhante ocorreu com uma mulher que havia aberto um processo no início do mês.
A recomendação é clara: desconfie de qualquer solicitação de dinheiro, repasse de dados bancários ou promessas de liberação de valores mediante pagamento. A orientação é buscar diretamente os canais oficiais da Defensoria Pública, ir pessoalmente até a unidade onde o processo tramita ou entrar em contato pelos telefones disponibilizados.
O defensor público-geral, Gabriel Furtado, reforça que o cidadão deve ficar atento. “Nosso atendimento é totalmente gratuito. Quem receber qualquer cobrança ou pedido de dados deve denunciar imediatamente”, alertou.
Onde denunciar e buscar informações
- Denúncias sobre golpes e cobranças indevidas: WhatsApp (98) 99242-0257
- Atendimento geral em São Luís: (98) 2055-3010 ou WhatsApp (98) 99181-2373
- Consultas processuais: Ligue 129
- Atendimento via Telegram:
- Cível e Família: (98) 99241-9770
- Criminal: (98) 99242-1930
Os contatos de todos os núcleos da Defensoria no interior do Maranhão estão disponíveis no site: https://defensoria.ma.def.br/dpema/portal/locais-de-atendimento
Com informações da DPE