DNIT libera parcialmente tráfego de caminhões na Ponte dos Índios, na BR-316

A liberação, anunciada neste fim de semana, representa um alívio para o transporte de cargas entre as regiões Norte e Nordeste.
DNIT libera parcialmente tráfego de caminhões na Ponte dos Índios, na BR-316
A ponte é considerada um ponto estratégico na malha viária nacional (Foto: Divulgação)

Após um mês de interdição total, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) autorizou a passagem parcial de veículos pesados na ponte sobre o rio Pindaré, situada na BR-316, entre os municípios de Bom Jardim e Santa Inês, no Maranhão. A liberação, anunciada neste fim de semana, representa um alívio para o transporte de cargas entre as regiões Norte e Nordeste.

Agora, veículos com até 53 toneladas e seis eixos, com comprimento entre 25 e 30 metros, já podem atravessar a estrutura. O tráfego de veículos leves estava permitido desde 14 de março.

Apesar do avanço, a travessia continua funcionando no sistema de pare e siga, já que as obras de recuperação da ponte seguem em andamento. O DNIT ainda não definiu uma data para a conclusão dos serviços.


Risco estrutural provocou interdição

Conhecida como “Ponte dos Índios”, a estrutura foi interditada no dia 3 de março, depois que moradores indígenas da Terra Indígena Pindaré denunciaram a existência de rachaduras e corrosão no vão central da ponte. Parte da estrutura chegou a ceder, motivando a suspensão total do tráfego como medida de segurança.

A ponte é considerada um ponto estratégico na malha viária nacional. A BR-316 é uma das principais rotas de escoamento de cargas que saem da Zona Franca de Manaus, além de facilitar o transporte de produtos agrícolas e industriais com destino aos portos de Belém e Barcarena, no Pará.

Durante a interdição, caminhões e carretas precisaram utilizar desvios por rodovias alternativas, aumentando o tempo de viagem e os custos logísticos.


Rotas alternativas para veículos pesados

➡️ De Teresina (PI) a Belém (PA):
Seguir pela BR-316 até Santa Inês (MA), acessar a BR-222 até Açailândia (MA). De lá, entrar na BR-010 rumo a Santa Maria (PA), onde é possível retornar à BR-316 com destino a Belém.

➡️ De São Luís (MA) a Belém (PA):
Sair pela BR-135 até Miranda do Norte (MA), acessar a BR-222 até Vitória do Mearim (MA). Em seguida, pegar a MA-014 até Pinheiro (MA) e seguir pela MA-106 até Governador Nunes Freire (MA), de onde se retoma a BR-316 em direção a Belém.