Estudantes do MA conquistam nove prêmios em feira de ciências na USP

Projetos de Imperatriz e Governador Edison Lobão se destacam na Febrace 2025, maior mostra estudantil do país.
A mostra reuniu 300 projetos desenvolvidos por alunos do ensino básico e técnico de diversas regiões (Foto: Divulgação)

Nove premiações. Esse foi o saldo da participação de estudantes maranhenses na 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada entre os dias 25 e 28 de março na Universidade de São Paulo (USP). A mostra, considerada a maior do país na área, reuniu 300 projetos desenvolvidos por alunos do ensino básico e técnico de diversas regiões do Brasil.

Representando as cidades de Imperatriz e Governador Edison Lobão, os jovens pesquisadores garantiram reconhecimento em diferentes áreas temáticas, além de premiações institucionais e credenciais para eventos científicos nacionais.

Destaque em Ciências da Saúde

O projeto “O desenvolvimento de um antisséptico à base de óleos essenciais para a prevenção à resistência antimicrobiana”, da Escola Santa Teresinha (Imperatriz), foi um dos mais premiados. De autoria do estudante Matheus Dalla Libera, o trabalho conquistou o 2º lugar na categoria Ciências da Saúde e foi eleito Destaque da Unidade da Federação – Maranhão. Além disso, recebeu dois prêmios especiais: o da Revista InCiência (Colégio Dante Alighieri) e o Prêmio Destaque FENIC, que garante vaga na Feira Nacional de Iniciação Científica, marcada para dezembro em Salvador (BA).

Inovação com prata e sapucaia

Outro projeto premiado foi “Síntese verde de nanopartículas de prata antibacteriana e formulação de sabonete líquido com subprodutos da semente de sapucaia”, do CEEFM Delahe Fiquene (Imperatriz). O estudante Pedro Henrique dos Reis Silva, responsável pela pesquisa, garantiu o 3º lugar em Ciências Biológicas e também o 2º lugar no prêmio Ashland Student Solver Award, que oferece uma visita ao Tech Center da empresa em São Paulo, com despesas pagas.

Outros projetos premiados

Além dos dois principais destaques, outros cinco projetos maranhenses foram reconhecidos na feira:

  • Ecopalm: biotecnologia ambiental aplicada em Arecáceas via biofertilizante sustentável”, do CE Prof. Edinan Moraes (Imperatriz): 4º lugar em Ciências Agrárias;
  • Efeito protetor da enzima bromelina na fibromialgia – Fase II”, do IFMA – Campus Imperatriz (Gov. Edison Lobão): 4º lugar em Ciências Biológicas;
  • PNL em evidência: aplicando o uso do pressuposto ‘o mapa não é o território’ no auxílio ao autoconhecimento de adolescentes”, da Escola Santa Teresinha (Imperatriz): 4º lugar em Ciências Humanas;
  • Dispositivo de assistência para o reconhecimento de objetos por estudantes com deficiência visual”, do CEEFM Nascimento de Moraes (Imperatriz): credencial para a Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC) 2025, com isenção de taxa de participação.

Participação nacional

A Febrace é promovida anualmente com o objetivo de incentivar a cultura científica entre jovens brasileiros. Na edição de 2025, o evento reuniu 671 estudantes e 462 professores de 269 escolas públicas e privadas. Os projetos finalistas foram avaliados por uma banca de especialistas de diversas instituições de ensino e pesquisa do país.

Com informações da Ascom Febrace