O lateral-direito Mateusinho está prestes a voltar a jogar pelo Cuiabá após cumprir uma suspensão de 600 dias por envolvimento em esquema de manipulação de resultados no futebol brasileiro. Segundo a diretoria cuiabana, a pena, inicialmente de 720 dias, foi reduzida para 600 dias e já foi totalmente cumprida.
Mateusinho, de 26 anos, foi alvo da operação Penalidade Máxima, do Ministério Público de Goiás, e condenado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em junho de 2023, quando defendia o Sampaio Corrêa. Enquanto aguarda a oficialização do STJD, o jogador segue treinando normalmente com a equipe.
O Cuiabá suspendeu temporariamente o contrato de Mateusinho, mas fez um acordo para antecipar o salário mensal, que será devolvido após o cumprimento da pena.
Contratado em janeiro de 2023 por R$ 1,3 milhão, Mateusinho assinou com o Cuiabá até o fim de 2027 e, antes da suspensão, havia disputado 22 partidas, marcado quatro gols e dado duas assistências.
Sua última partida foi em 13 de maio de 2023, contra o Fluminense, no Maracanã, jogo em que o Cuiabá foi derrotado por 2 a 0.
Atualmente, Mateusinho disputa a vaga na lateral direita com Raylan, que também fez parte do elenco na temporada anterior.