O trecho ferroviário entre Açailândia (MA) e Barcarena (PA), que faz parte da Ferrovia Norte-Sul (FNS), deve receber novos investimentos para modernização e ampliação. A qualificação do projeto no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) abre caminho para aportes públicos e privados, viabilizando um novo corredor logístico de aproximadamente 477 km, ligando o Maranhão ao Porto de Vila do Conde, um dos mais estratégicos do Pará.
Com essa expansão, a expectativa é melhorar o escoamento de minério de ferro, açúcar, milho, etanol, soja e subprodutos (farelo e óleo), além de reduzir a dependência da Estrada de Ferro Carajás, atualmente a principal rota de transporte de cargas na região. A nova conexão ferroviária deve desafogar o fluxo de mercadorias nos portos do Arco Norte, garantindo mais eficiência e competitividade para a produção agrícola e mineral do país.
Infraestrutura e novas oportunidades
A implantação do projeto deve gerar milhares de empregos diretos e indiretos, aquecendo a economia das cidades ao longo da ferrovia. Além do impacto logístico, a chegada de novos investimentos pode transformar a região em um polo de desenvolvimento, com aumento da demanda por serviços, infraestrutura e novos negócios.
O projeto faz parte do Plano Nacional de Ferrovias e contará com ajustes regulatórios e incentivos para atrair investidores e garantir segurança jurídica. A expectativa é que as melhorias tornem o transporte ferroviário mais competitivo, reduzindo custos e ampliando a capacidade de exportação do Brasil.