A combinação dos feriados da Semana Santa e de Tiradentes, entre os dias 17 e 21 de abril, impulsiona o turismo em várias regiões do Maranhão. Segundo dados do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), o Polo Lençóis e Delta já registra média de ocupação hoteleira de 82,05%.
Em São Luís, a taxa média de ocupação nos hotéis pesquisados é de 60,93%, com expectativa de atingir 82,5% até o fim do período. Entre os 11 empreendimentos analisados, dois localizados na orla da capital já operam com 100% de ocupação. Outros hotéis, que hoje variam entre 50% e 70%, preveem aumento para até 90%.
No sul do estado, o cenário também é promissor. Em Carolina, porta de entrada da Chapada das Mesas, o superintendente da região, Beto Kelnner, destaca que o feriado coincide com a pré-abertura da temporada, o que estimula o fluxo turístico local.
A movimentação também se reflete nos transportes. A CCR Aeroportos estima que cerca de 20 mil passageiros circulem pelo Aeroporto de São Luís entre os dias 18 e 21 de abril — um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Na rodoviária da capital, operada pela SINART, são esperados 33 mil embarques e desembarques entre os dias 16 e 21. A demanda representa um crescimento de 9% em relação a 2024, e motivou a criação de 17 horários extras, com destino a cidades como Teresina, Fortaleza, Parnaíba, Belém, Imperatriz, Balsas e Tutóia.
Além de Barreirinhas, os destinos mais procurados incluem também cidades do Polo Lagos e Campos Floridos, na Baixada Maranhense.