O mês de maio marca o início da maratona de competições para o Flamengo, que estreia na Copa do Brasil nesta quinta-feira (2) contra o Botafogo-PB, em São Luís. De olho no desgaste físico dos jogadores, o clube carioca vai adotar um controle rigoroso de minutagem e deve preservar parte do elenco para a partida.
O técnico Filipe Luís já antecipou que Matheus Cunha será o titular no gol. O jovem goleiro substituirá Rossi, que atuou em 18 das 21 partidas da temporada, sendo 15 de forma consecutiva, e terá a chance de descansar.
Apesar de contar com viagem em avião fretado, o deslocamento até o Maranhão é considerado desgastante. Após a vitória sobre o Corinthians, o elenco se reapresenta nesta terça-feira para dois treinos antes do embarque na quarta-feira.
Desfalques e opções para o jogo
Alex Sandro, em fase final de recuperação de um edema muscular na coxa esquerda, dificilmente será relacionado. Já Arrascaeta, que vem de sete partidas seguidas como titular, também deve ser poupado.
Na defesa, pelo menos um dos zagueiros titulares deve ser preservado. Léo Ortiz e Léo Pereira lideram o ranking de minutos jogados na temporada, e a tendência é que Danilo, recém-recuperado de lesão, ganhe oportunidade.
No meio-campo, nomes como Pulgar, Gerson e De la Cruz também são candidatos a descanso. Apesar de o uruguaio não ter iniciado dois dos últimos quatro jogos, a comissão técnica avalia dar-lhe um respiro adicional.
Entre as apostas para ganhar minutos está o jovem Matheus Gonçalves, de 19 anos, elogiado publicamente por Filipe Luís. Allan e Evertton Araújo são outras alternativas para compor o setor.
A definição do elenco que viajará para São Luís será feita apenas após a análise individualizada do desgaste dos jogadores, prevista para esta terça-feira e quarta, em reunião entre a comissão técnica e o departamento médico.
“O Matheus Cunha eu vou colocar para jogar. O Rossi precisa de descanso e o Matheus merece essa chance. Para os outros jogadores, ainda vamos analisar. Com certeza, vamos com tudo, porque a vitória na Copa do Brasil é fundamental para nós”, afirmou Filipe Luís após a goleada sobre o Corinthians.