Para que o Carnaval 2025 no Maranhão aconteça com segurança, algumas regras foram definidas para os foliões e organizadores de eventos. Entre as medidas, está a proibição de bebidas em garrafas de vidro nos circuitos oficiais e em outros eventos, visando reduzir acidentes. Quem insistir no uso desses recipientes pode ter os itens apreendidos, conforme ressaltou a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA).
Outra determinação importante é a restrição na venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e para pessoas já embriagadas. Estabelecimentos que desrespeitarem essa regra poderão sofrer sanções.
Eventos precisam de comunicação prévia
Para quem pretende organizar festas, há exigências a serem cumpridas. Todos os eventos carnavalescos – sejam eles em locais públicos ou privados – precisam ser informados às autoridades com pelo menos 72 horas de antecedência. Isso inclui detalhes como data, horário e local.
A solicitação deve ser feita diretamente às delegacias responsáveis por cada região. Em São Luís, por exemplo, a comunicação deve ser enviada à Delegacia de Costumes e Diversões Públicas ou à Delegacia Especial da Cidade Operária. Em outras cidades, os pedidos devem ser feitos às delegacias locais.
Respeito e segurança
Para garantir o bem-estar dos foliões, algumas atitudes não serão toleradas. Fantasias, adereços ou comportamentos que exponham qualquer pessoa à humilhação ou degradação são proibidos. O porte de armas, objetos cortantes, substâncias perigosas e até itens como graxas e líquidos suspeitos também está vetado.
Além disso, para evitar tumultos, não será permitido instalar cadeiras, mesas ou barracas em locais que atrapalhem a circulação de pessoas e veículos de emergência.
Os organizadores de eventos devem garantir que as festas sigam as normas de segurança, higiene, controle de som e prevenção de incêndios. O descumprimento pode levar à interdição da festa e outras penalidades.
Durante todo o período carnavalesco, os circuitos estarão sob fiscalização das forças de segurança, garantindo que as regras sejam cumpridas. Afinal, a ideia é que todos aproveitem a folia com responsabilidade e sem riscos.