A Globo firmou um acordo com a Liga Forte União (LFU) para a transmissão das partidas dos clubes membros nas edições do Brasileirão de 2025 a 2029. Este contrato abrange a exibição dos jogos como mandantes de equipes como Botafogo, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport e Vasco.
As plataformas da Globo vão exibir, em média, cinco partidas por rodada, com quatro dessas transmissões sendo exclusivas. Assim, os 11 clubes da LFU na Série A se juntarão aos nove times da Libra, que já possuem acordos com a Globo. Em março do ano passado, a empresa fechou um acordo para transmitir jogos como mandantes de Atlético-MG, Bahia, Bragantino, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vitória.
Com isso, a Globo vai transmitir nove partidas por rodada na Série A, distribuídas da seguinte forma:
- Oito jogos exclusivos nos canais Globo (TV Globo, sportv e Premiere)
- Um jogo exibido nos canais Globo, na Record e no YouTube
- Um jogo no Amazon Prime Video
No total, as plataformas da Globo vão exibir 342 dos 380 jogos do Brasileirão, sendo 304 deles exclusivos. Fernando Manuel, diretor de Direitos Esportivos da Globo, comemorou o acerto com os clubes da LFU. Ele destacou que o acordo resultará na maior e melhor cobertura do evento, levando ao público praticamente todos os jogos através das diversas plataformas da Globo.
Marcelo Paz, presidente da Liga Forte União e CEO do Fortaleza, também enfatizou a importância do acordo para alcançar um público maior e garantir a ampla entrega dos jogos para os torcedores em todas as plataformas.
Além da transmissão, o acordo inclui uma forte presença de anunciantes. Em 2025, 13 patrocinadores estarão apoiando o projeto Futebol Nacional da Globo. Entre eles, na TV Globo, estão Itaú Unibanco, Fiat, Amazon.com, Ambev, Vivo, Betnacional, Natura e Perdigão. As marcas Stellantis, Bradesco, Ambev e Novibet patrocinarão as transmissões pelo sportv, enquanto a Betano garantiu a cota TOP nas duas plataformas.
Com o fim do contrato anterior de direitos do Brasileirão em 2024, surgiram dois blocos comerciais: a Libra e a Liga Forte Futebol. O novo acordo com a LFU e a inclusão dos clubes do Grupo União, como Botafogo, Coritiba, Cruzeiro e Vasco, consolidam a oferta de uma cobertura abrangente e democrática do Brasileirão pela Globo nos próximos cinco anos.
Com informações do GE