A terceira edição dos Jogos Universitários Brasileiros Atléticas (JUBs Atléticas) já tem data marcada e uma novidade histórica: pela primeira vez, a competição será realizada simultaneamente em duas sedes. Entre os dias 21 e 25 de maio, estudantes de agremiações universitárias de todo o país se reúnem em Goiânia (GO) e São Luís (MA) para disputar 16 modalidades esportivas.
O evento integra o calendário oficial da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e é considerado um dos principais momentos de integração e valorização do esporte universitário no Brasil. Serão disputadas as seguintes modalidades: basquete, beach tennis, cabo de guerra, cheerleading, desafio de bateria, futsal, futvôlei, handebol, natação, poker, sinuca, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.
Antes do JUBs Atléticas, entre os dias 11 e 18 de maio, o estado de Goiás também sedia o JUBs Futebol, com jogos em Goiânia, Goianira e Trindade.
Nova gestão na CBDU
Os dois eventos marcam o início do mandato de Alim Maluf Neto como presidente da CBDU. Ele assumiu o cargo em março, sucedendo Luciano Cabral. Eleito por aclamação, Alim encabeça a chapa “Inovação e Experiência”, que propõe a continuidade de uma gestão bem-sucedida e com foco no fortalecimento do esporte universitário.
“É uma honra assumir essa responsabilidade. Nosso compromisso é seguir promovendo o crescimento do esporte universitário. Em maio temos JUBs Futebol, JUBs Atléticas e as seletivas para o JUBs. Em agosto teremos o JUBs Praia e, em outubro, o Jubão em Natal. Um ano promissor”, destacou.
UFPE busca o tri
Atual bicampeã do JUBs Atléticas, a equipe Halterada, do curso de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), chega embalada para a disputa. “Vamos em busca do tri. A competição é uma confraternização, mas também é um espaço de projeção profissional”, comentou Bruno Oliveira, presidente da Halterada.
Bruno participou da CBDU Week, realizada no fim de março em Brasília. O evento abriu oficialmente o calendário esportivo da entidade em 2025, com palestras e debates sobre o futuro do esporte universitário e a entrega do prêmio Melhores do Ano, que homenageou atletas, instituições e apoiadores do setor.
Com informações da Agência Brasil