Com o objetivo de fortalecer o turismo nos municípios maranhenses, o Ministério do Turismo lançou, nesta terça-feira (25), a iniciativa itinerante “Programa de Regionalização do Turismo em Ação: Mapa do Turismo até Você!”. A ação busca capacitar gestores locais e facilitar a adesão de novas cidades ao Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta essencial para a definição de políticas públicas e acesso a recursos federais.
O evento aconteceu em Barreirinhas (MA), uma das portas de entrada para os Lençóis Maranhenses, e integrou a programação do II Encontro de Gestores dos Polos Turísticos do Maranhão. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo e de representantes do setor público e privado.
“Esse é um momento importante para nós, de poder estar atuando de perto e tendo esse contato com os gestores municipais, que são efetivamente quem recebe os turistas. E ter todo esse apoio só mostra o quanto as políticas públicas em turismo podem dar certo e são fundamentais para elevar a qualidade de vida de toda a comunidade que se beneficia desse setor tão rico que é o turismo”, pontuou a coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, Ana Carla Moura.
Expansão do turismo no Maranhão
Atualmente, 60 municípios maranhenses fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro, classificados em três categorias:
✔️ Municípios Turísticos (15%)
✔️ Municípios com oferta turística complementar (81%)
✔️ Municípios de apoio turístico (3%)
O objetivo do programa é ampliar essa lista, garantindo que mais cidades tenham acesso a investimentos para infraestrutura, promoção de destinos e qualificação profissional. “Queremos que mais municípios avancem em sua estruturação turística e se beneficiem das oportunidades disponíveis no Mapa”, destacou Cristiane Sampaio, secretária nacional de Políticas de Turismo.
A inclusão no Mapa permite aos municípios participação em projetos do Ministério do Turismo, além de acesso a linhas de crédito do Fundo Geral do Turismo (Novo Fungetur). Segundo a secretária de Estado do Turismo do Maranhão, Socorro Araújo, a articulação entre governo federal, estado e municípios é essencial para consolidar o turismo como motor de desenvolvimento econômico e social.
Capacitação e novos projetos
Durante o encontro, técnicos do Ministério do Turismo apresentaram informações sobre a Lei Geral do Turismo, o Sistema Nacional de Turismo e o Plano Nacional de Turismo, além de oferecer consultorias personalizadas a prefeitos, secretários e empresários do setor.
Outro destaque foi o lançamento de novos roteiros integrados, que facilitarão a experiência dos visitantes, e a criação do Polo Turístico Sertão Maranhense, que se junta aos 10 polos turísticos já existentes no estado.
Segundo Patrick Araújo, presidente da Instância de Governança Regional (IGR) Lençóis e Delta, a ampliação do diálogo entre gestores públicos e iniciativa privada é essencial para a construção de um turismo mais forte e resiliente no Maranhão.
Com a maior parte do fluxo turístico do estado sendo formado por maranhenses viajando dentro do próprio território, o fortalecimento de políticas regionais e a melhoria da infraestrutura são estratégicos para impulsionar o setor e gerar emprego e renda.